* As Casas Populares Fantasma do Novo Tempo em Ipu
Notícia feita no Distrito de Abílio Martins no novo escândalos da administração do Sr. Prefeito Sávio Pontes no suposto indícios de malversação de recursos públicos na ordem de R$ 7.000.000,00 para construção de 1020 casas populares – Uma produção de Afrânio Soares e o repórter Dalton Timbó para o Blog Aconteceu Ipu e o site Portal de Notícias Aconteceu Ipu – Em 28 de julho de 2012. Segundo o Blog da Organização Representativa dos Amigos de Ipu (ORAI), quando o prefeito Sávio Pontes foi preso e afastado da prefeitura recentemente, foi constatado, entre os vários indícios de malversação de recursos públicos, vários pagamentos referente à construção de casas populares, principalmente nos últimos 45 dias que antecederam a prisão do mesmo. Os pagamentos desse convênio nº 083/cidades/2010, somaram um montante de aproximadamente 2 MILHÕES DE REAIS.
OS DETALHES
Ao tomar conhecimento da relação de beneficiários junto à Secretaria de Ação Social de Ipu, foi constatado que menos de 10 casas haviam sido construídas, e o que é pior, as famílias alegaram que receberam apenas lajotas e cimento.
Diante desse escândalo, foi solicitado de imediato uma fiscalização por parte da Secretaria das Cidades e do Tribunal de Contas do Estado do Ceará.
No último dia 05 do corrente mês, estiveram em Ipu, técnicos da Secretaria das Cidades, que após fiscalização, constataram todas essas irregularidades.
Nota-se, por parte da Secretaria das Cidades do Governo do Estado do Ceará, uma completa ausência na fiscalização dos referidos convênios, sendo preciso ser provocada pelo prefeito que assumiu interinamente, para realizar a fiscalização no município.
A FISCALIZAÇÃO
Modelo de Casa Popular do Governo do Estado
Essa semana foi à vez do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, desde segunda-feira, 16/07, técnicos do TCE estão percorrendo o município de Ipu, fiscalizando não só as casas “fantasmas”, mas também diversos convênios firmados entre a prefeitura de Ipu e o Governo do Estado do Ceará, todos com indícios de irregularidades.
Coincidência ou não, não devemos deixar de ressaltar que os protagonistas do convênio das 1020 casas populares são os mesmos do Convênio dos kits sanitários, que culminou com o famoso “escândalo dos banheiros fantasmas”, onde o município de Ipu foi individualmente o mais aquinhoado com os recursos públicos, e hoje o TCE já solicitou ao prefeito Sávio Pontes, a devolução da totalidade dos recursos conveniados, pelo não cumprimento do objeto do convênio.
A EMPRESA VENCEDORA DO CERTAME
A empresa vencedora da licitação para gerenciar e distribuir o material para a construção das 1020 casas populares foi a Construmix Comércio e Construções LTDA ME, já bastante conhecida pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Ceará e pelo Ministério Público Estadual, tendo em vista que a mesma é integrante de vários processos que apuram desvio de recursos públicos pela Prefeitura Municipal de Ipu na atual gestão.
ENTENDA MELHOR A NOTÍCIA
Modelo de Casa Popular do Novo Tempo
Para esclarecer melhor, informamos que o proprietário da referida empresa, o Sr. Antonio Sérgio Vasconcelos Pontes, é primo e compadre do prefeito Sávio Pontes, e até pouco tempo estava na folha de pagamento da prefeitura municipal de Ipu, como encarregado de obras da Secretaria de infraestrutura.
Para acessar o contra cheque dos empresários sócios da empresa Construmix, basta acessar o link (AQUI).
Acredita-se que após a confirmação desse escândalo, seja pedido a quebra do sigilo bancário dos envolvidos e o rastreamento de todos os cheque referente ao pagamento desse convênio. Só assim, todos os envolvidos em mais essa suposta LAVAGEM DE DINHEIRO PÚBLICO (inclusive proprietários de empresas de material de construção), serão penalizados. Belíssima matéria publicada no blog da ORAI.
PS.: O vídeo postado com o repórter Dalton Timbó foi feito no dia 28 de julho de 2012. Infelizmente o repórter não pode mais se manifestar por problemas políticos.
ASSISTA AO VÍDEO NA REPORTAGEM DO REPÓRTER DALTON TIMBÓ.
Vídeo exclusivo do Blog Aconteceu Ipu e Portal de Notícias Aconteceu Ipu
Um comentário:
Anônimo
disse...
MEU DEUS DO CÉU TENHAM PIEDADE, COMO QUE UMA PESSOA DESSAS TEM CONDIÇÕES DE PAGAR PELA MÃO DE OBRA PARA CONSTRUIR UMA CASA, NEM QUE CHEGUE OS MATERIAIS QUE NÃO VAI CHEGAR NUNCA SE DEPENDER DO SAVIO PONTES.
Nosso objetivo neste blog foi alcançado, durante quatro anos, levamos ao conhecimento do povo ipuense, os desvios de conduta da administração codinominada “Novo Tempo”, comandada pelo ex-prefeito, Sr. Henrique Sávio Pereira Pontes, onde foram cometidos os mais repulsivos atos de improbidade administrativa. O Sr. Sávio Pontes, conduziu nosso município a um estado de calamidade igual ao da suas empresas, levadas à falência por incapacidade administrativa. Não foi sem motivação que o Sr. Sávio Pontes avisou logo no inicio da sua administração qual seria o destino do Ipu, editando dois atos fantasiosos - “decretando estado de calamidade e emergência” no município; o Sr. Sávio Pontes, fez de tudo para que suas peripécias não fossem conhecidas do povo. Comprou vereadores e calou as estações de radio local e dos municípios vizinhos; vale-se das suas amizades no governo do estado para bloquear qualquer iniciativa contrária aos seus interesses inconfessáveis; plantou seu irmão na presidência da AFAI, calando a boca daquela entidade que se diz a serviço da nossa terra. Só não contava com a coragem de alguns incorruptíveis e a integridade do Ministério Público na pessoa do exmo. Sr. Dr. Kennedy Carvalho Bezerra, em quem o povo de Ipu depositou as suas esperança, reverencia pela sua conduta irrepreensível na defesa da moralidade na administração do nosso município, mesmo transferido no apogeu de suas denúncias, sua conduta profissional, honra a entidade a que pertence.
"O dinheiro dos impostos, está indo literalmente pelo ralo, em nossa cidade, o laudo do TCM de engenharia, está pronto e acessivel á todos, é uma "pouca vergonha", as vistorias constataram inúmeras irregularidades, de todos os graus, um verdadeiro desrespeito com os cidadãos. Quem verificar o laudo perseberá claramente os ralos por onde escorrem vultosas quantias, que certamente fazem muita falta as pessoas que necessitam dos serviços públicos. Que mais e mais ipuenses tomem conhecimento, é só acessar o site do TCM e verificar em desmonte- relatório e laudo de engenharia. Boa leitura, e tirem suas próprias conclusões!" (Samuel baker mororo Aragão - AFAI)
Um comentário:
MEU DEUS DO CÉU TENHAM PIEDADE, COMO QUE UMA PESSOA DESSAS TEM CONDIÇÕES DE PAGAR PELA MÃO DE OBRA PARA CONSTRUIR UMA CASA, NEM QUE CHEGUE OS MATERIAIS QUE NÃO VAI CHEGAR NUNCA SE DEPENDER DO SAVIO PONTES.
Postar um comentário