Pages

domingo, 25 de abril de 2010

* O SENDEIRO _ DESCE TRISTE PARA O CHÃO!

Quem diria velha amiga, que um dia meus olhos ao avistar-te veriam em te a expressão real e simbólica da angústia e a desesperança de teu povo. Hoje mais pareces uma imensa e sentida LÁGRIMA, solidaria com tantos descaminhos como o estelionato mensal sofrido pelos professores no assalto a mão DESARMADA nos seus contracheques, numa brutal violência a educação e desrespeito ao magistério, ou seria teu compadecido pranto pela fome que não educa, revolta e maltrata gerações de crianças que diariamente comprimem o estômago no amargo gosto da fome .Que lhes importa o desvelo do educador se a dor do jejum é maior que a fome do SABER. Pensando nestas crianças, penetrei nas tuas veredas de pedras em busca dos madrigais que quando criança a te dediquei, e percebi quão contraditório o que se ver e sente-se com a pureza dos olhos de menino, e o quanto é inquietante compreender e aceitar as injustiças com olhos de adulto. E DESCES TRISTE PARA O CHÃO, numa profusão condoída de águas lastimosas na tentativa inútil de limpar a sujeira melancólica da política atual que enche de nódoas a nossa história. Procurei lavar com tuas águas as nossas dores declamando para te os versos de teus poetas antigos, porém, tu copiosa e incontinente continuava a derramar tua imensa lágrima, vi nela então o pranto de toda uma cidade DESCENDO TRISTE PARA O CHÃO. Fiz uso de nossa antiga intimidade, elogiei teu véu de noiva e não te confidenciei do criminoso agrotóxico que pouco a pouco te mata. Também não falei do cinismo de um canalha que faz uso de tua imagem, num logotipo sem graça como marca de sua desastrosa administração, tão desastrosa que é capaz de fazer pedra chorar. Desci então seguindo o curso de tuas águas, enveredei no teu estreito e acidentado SENDEIRO ladeado de árvores imensas e curvas repentinas em busca das ilusões ingênuas e felizes de criança, e elas ainda estavam lá! Num canto saudoso de um SABIÁ. Saindo de teu SENDEIRO de águas fugidias, debrucei-me no cruzeiro da igrejinha e ouvi o lamento e a decepção daqueles que realmente fizeram muito por esta terra e que seus nomes ficarão no ostracismo do esquecimento, pois as homenagens que lhes foram outorgadas serão substituídas por nomes de personagens da política atual que nunca fizeram nada pelo Ipu. Volvei a olhar-te, e tua imensa lágrima continuava a DESCER TRISTE PARA O CHÃO, num SUICÍDIO DE ÁGUAS, talvez por saber que depois deste dilúvio de corrupção, NÃO FICARÁ PEDRA SOBRE PEDRA.

8 comentários:

Anônimo disse...

Matou a pau, SENDEIRO.Valeu!!!!

Anônimo disse...

Vamos visitar e comentar também no Blog baixalarga.blogspot, é mais uma força contra o EMBRIAGADO PONTES, que vem da serra.Vamos lá SENDEIRO dê ai uns votos de boas vindas.

Anônimo disse...

Dá pra visitar o blog baixalarga com o HELIO MUNDIÇA logo de cara?
Melhor comentar aqui mesmo...pois lá é perder tempo.Já deu pra notar q é coisa do novo tempo. Não publicarão nada. Nem experimente.

Anônimo disse...

Surge uma voz( ou blog) mesmo que anônima em Baixalarga. Agora o raIMUNDO de OVO (podre) será desmascarado e terá que se explicar para o povo humilde daquela comunidade o porque de tanta puxação de saco para com o prefeito que nada faz, também pudera, pra quem ganha mais de mil reais sem sair de casa, tem que puxar muito saco, pois competência e moral é algo que esse pilantra nunca teve.

Anônimo disse...

SENDEIRO ACHEI LINDO SEU TEXTO !!!MAS PARA MELHOR COMPREENÇÃO VC. PODERIA EXPLICAR OS DOIS SENTIDOS DA PALAVRA "SENDEIRO" ? GRATA.

Anônimo disse...

Ah SENDEIRO...como mexe com o coração e a nostalgia que vem em clima de desesperança. IiiiiPuuuuu!!!Não significaria mais Queda D'agua,canto da cachoeira, virando QUEDA DA PRÓPRIA CIDADE...portanto pranto da cascata, que já se antevê em seus ultimos dias, que incapaz de lavar a sujeira dos corruptos que bebem, bebem, bebem e se embriagam na sêde, não apenas de fazê-la DESCER AO CHÃO mas de submergi-la no PROFUNDO ABISMO DE CONTAS IMPAGÁVEIS,vão levando NOSSA QUERIDA IPU apenas as nossas lembranças...recordações...nada mais...IPU, ONDE ESTÃO TEUS FILHOS E AMIGOS que te abadonaram? Será que quando voltarem para OS REENCONTROS AINDA ENCONTRARÃO A BICA?

Anônimo disse...

Amigas(os) do blog, que bom que as palavras nos comova fazendo-nos respirar e transpirar sentimentos, afinal somos humanos, mesmos que sejam de indignação e revolta,mas contudo sem deixar de lutar e de crêr na nosssa capacidade de persuadir, convencer,mudar e lutar por um mundo melhor e mais justo ! O dicionário Aurélio não resta a menor dúvida que é um grande dicionário, porém, existem dicionários com maior abrangência SINONÍMICA e de VERBETÊS como é o caso do dicionário Priberam, Houaiss e Michaelis que traz sendeiro com dois significados. Enquanto que o AURÉLIO comenta somente sobre o adjetivo senão vejamos: SENDEIRO : ads. Diz-se de cavalo de carga, forte mas pouco encorpado.Demais dicionários, SENDEIRO : substantivo masculino : Caminho estreito, vereda, desvio, atalho. No texto acima usei sendeiro no substantivo, perdoe-me pela pieguice do texto e minha péssima mania em ser didático em tudo que vou explicar. OBRIGADO PELA CURIOSIDADE, posto que considero uma grande virtude.Um forte abraço e até um próximo texto quando nos reencontraremos. O amigo SENDEIRO .

Anônimo disse...

A TV noticiou ontem q os grandes astros de Hollyood fizeram doações q somaram mais de $ 12.000.000,00 de dólares destinados a compra da montanha onde o letreiro HOLLYOOD apresenta-se bem grande desde o ínicio da fábrica de astros cinematofráficos. Atores como Tom Hanks, Brad Pitt,Arnold,Steven Spilberg dentre outros, viram de maneira inaceitavel um mega projeto q transformaria a montanha e o famoso letreiro em um hotel "super moderno" construido por tras de UM NOVO LETREIRO INCLUIDO NA PLANTA DO HOTEL.Com a atitude dos astros do cinema o famoso letreiro e o monte será preservado tal como sempre foi...NO IPU AS COISAS SÃO DIFERENTES...ONDES ESTÃO OS ILUSTRES FILHOS E AMIGOS Q NÃO APARECEM PARA LUTAR PARA Q NOSSO MERCADO E NOSSA BICA SEJAM PRESERVADOS????

 

A transparência

"O dinheiro dos impostos, está indo literalmente pelo ralo, em nossa cidade, o laudo do TCM de engenharia, está pronto e acessivel á todos, é uma "pouca vergonha", as vistorias constataram inúmeras irregularidades, de todos os graus, um verdadeiro desrespeito com os cidadãos. Quem verificar o laudo perseberá claramente os ralos por onde escorrem vultosas quantias, que certamente fazem muita falta as pessoas que necessitam dos serviços públicos. Que mais e mais ipuenses tomem conhecimento, é só acessar o site do TCM e verificar em desmonte- relatório e laudo de engenharia. Boa leitura, e tirem suas próprias conclusões!"
(Samuel baker mororo Aragão - AFAI)



RECORDAÇÕES

A CULTURA POLÍTICA - O BODE