Pages

quarta-feira, 21 de abril de 2010

* MATÉRIA PUBLICADA NO SITE DA AFAI

AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE O MERCADO

Dia 19 de abril de 2010 foi oficializada publicamente a elitização do Mercado Público de Ipu Chico Mourão na audiência pública requerida, por ofício, junto à Câmara Municipal, pela Afai e pela família Mourão, subscrito pelo futuro Ex-Vice-Presidente da Afai Professor Mourão.

Na verdade, não constituiu audiência pública, porque dos 9 representantes (?) do povo na “câmara” (minúsculo mesmo), apenas 4 vereadores estiveram presentes, ainda assim, apoiadores do atual Prefeito. A oposição o gato comeu!

Não houve decisão pública, apesar de a grande maioria ser contra a venda do mercado. Houve informação sobre o projeto, discussão, desinformação, discordância, perguntas, respostas evasivas, puxa-saquismo, aplausos, vaias e, evidentemente, imposição de goela abaixo de uma decisão tomada anteriormente, transmitida por rádio e internet para o mundo inteiro.

Registre-se na agenda do IPU TINHA!

Agora, “já era” mais um patrimônio público e histórico construído em 1890, quatro anos antes da estação ferroviária, vendido a R$ 6.000,00 o metro quadrado. Para quem? Para os pobres que já trabalham lá, não será.

Estranho que a pouco mais de 300m do atual mercado há terreno à venda. Sem dúvida, sairia mais barato do que reconstruir. Se não é função pública construir Centro Comercial, então não construam em cima do Mercado Público Chico Mourão.

Reforme-se, higienize-se, reconstrua-se, recupere-se, mas não destruam mais um patrimônio histórico.

5 comentários:

Anônimo disse...

Abaixo transcrevo uma pequena parte do comentário do Ricardo Aragão no site da AFAI.

O projeto do Novo Mercado, da lavra do arquiteto Vinícius Marrocos, é simplesmente belíssimo e ultramoderno para os padrões ipuenses (talvez por não estarmos acostumados com a ousadia).

Meus amigos, isto é pura ficção, é mais uma enganação do EMBRIAGADO, mostrem-me uma só obra realizada por esse larápio no Ipu, uma só me mostrem?o que acontece é que existem pessoas que não conseguem enxergar um palmo do seu nariz, Ricardo, com toda sua formação, experiência, vc ainda cai nesta, esse cara(o prefeito) já mostrou do que é capaz, ou será que vc (Ricardo) ainda acredita que o dinheiro, aqueles 3.000.000 da FUNASA foram gastos aqui no Ipu? gente vamos ligar as coisas, vamos acordar, não permitamos que destruam nosso patrimonio histórico,o EMBRIAGADO ESTÁ SENDO SEGUIDO DE PERTO , ESTAR ENCURRALADO, O DINHEIRO ESTAR FICANDO DIFICIL E O SEU MAIS IMPORTANTE COMBUSTIVEL É DINHEIRO E ELE VAI VENDER TUDO AQUI NO iPU DIZENDO QUE IRÁ FAZER A FAMOSA MODERNIDADE, ISTO AI DE MODELO AVANÇADO DE PROJETO DO FUTURO É MAIS UMA GRANDE MENTIRA.TODOS VCS VERÃO,É RICARDO ESTOU QUASE ME CERTIFICANDO QUE VC JUNTAMENTE COM O GUTO SÃO AS PESSOAS MAIS CHEGADAS AO EMBRIAGADO PONTES, BOLA MUCHA PRÁ VC TAMBÉM, RICARDO .

Anônimo disse...

Estou pasmo com os comerciantes e proprietários de pontos no mercado. Principalmente os proprietários dos pontos externos, será que eles estão sabendo que a parte de cima dos seus estabelecimento que foram comprados a preço de ouro vai ser vendido. Ou seja, aqueles que tem cozinha na parte superior, como as lachonetes, vão assistir pacificamente a venda dos seus bens.

Anônimo disse...

AUDIÊNCIA PÚBLICA,mais uma palhaçada do PALHAÇO PONTES,já que que a decisão de vender o mercado já estava tomada.Porque a finalidade deste PILANTRA é só botar as mãos no dinheiro do povo.
Mais fiquem tranquilos família Mourão,povo Ipuenses que este novo mercado de causar INVEJA ao IGUATEMI,não sai!Lhes digo porque.
As pessoas humildes que lá trabalham não tem condições de comprar e nem financiar para ficarem empenhados por vários anos com prestações altas.
E o rico que tem condições não vai comprar porque não vai ter pra quem alugar.
E tem mais, todos tem medo de pegar um CANO porque é pra receber depois e todo mundo sabe do CANO que ele deu no povo de Sobral,mais de 100 motos de conssócios.
E AI VAI ARRISCAR?

Anônimo disse...

É Ricardo, realmente um mercado belissimo e ultramoderno foge aos nossos costumes. Gostamos mesmo é quando "os costumes nos falam de coisas e fatos antigos...não esqueço das tardes alegres com nossos amigo...".Não precisamos nos acostumar com o NOVO, pois novidades em si, quando são boas,quando não nos obrigam a uma perda irreparável, vão aos poucos fazendo parte dos nossos costumes e sendo bem vindas em um NOVO PONTO. Crescer é isto. VC teria coragem de abandonar seu pai por estar velho? Não. Sabe pq? PQ ele sendo velho sabe valorizar as coisas de sua época e se vivo fosse sei q lutaria para q o MERCADO CHICO MOURÂO VIVA!Como fez quando esteve a frente da luta pela velha ESTAÇÂo.Ah Sr. Boris, não verás o fim do nosso Ipu...

Anônimo disse...

Porque esse Sávio não constrói outro mercado? Porque demolir o velho? O nosso MERCADO precisa apenas de reforma e limpeza. Se ele quer aparecer, que faça um novo mercado no Ipu com o seu nome, ou então "MERCADO DO NOVO TEMPO".
O que ele quer mesmo é construir dificuldades para o povo, provocar e desordenar os trabalhadores.

 

A transparência

"O dinheiro dos impostos, está indo literalmente pelo ralo, em nossa cidade, o laudo do TCM de engenharia, está pronto e acessivel á todos, é uma "pouca vergonha", as vistorias constataram inúmeras irregularidades, de todos os graus, um verdadeiro desrespeito com os cidadãos. Quem verificar o laudo perseberá claramente os ralos por onde escorrem vultosas quantias, que certamente fazem muita falta as pessoas que necessitam dos serviços públicos. Que mais e mais ipuenses tomem conhecimento, é só acessar o site do TCM e verificar em desmonte- relatório e laudo de engenharia. Boa leitura, e tirem suas próprias conclusões!"
(Samuel baker mororo Aragão - AFAI)



RECORDAÇÕES

A CULTURA POLÍTICA - O BODE