Pages

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

* FIQUE POR DENTRO - VOCÊ SABE O QUE É UMA ATA?



O nome científico é Annona squamosa, vulgarmente conhecida como pinheira, ateira, fruta-de-conde, pinha e fruta-do-conde, é uma planta da família Annonaceae, com de 4 a 6 metros de altura, muito ramificada. É uma planta de clima tropical asubtropical, que não tolera temperaturas muito baixas.
"Pinheira" e "ateira" são referências ao fruto da árvore, chamado pinha ou ata O nome científico da espécie, Annona squamosa, traduzido do latim, significa "disposições escamosas". É uma referência à aparência externa da fruta, que se assemelha a escamas.
"Pinheira" e "ateira" são referências ao fruto da árvore, chamado pinha ou ata. O nome científico da espécie, Annona squamosa, traduzido do latim, significa "disposições escamosas". É uma referência à aparência externa da fruta, que se assemelha a escamas.
"Fruta-do-conde" e "fruta-de-conde" são oriundos do fato de a primeira muda da espécie, vinda das Antilhas, ter sido plantada na Bahia, em 1626, pelo governador Diogo Luís de Oliveira, o Conde de Miranda, conforme relato de Pio Corrêa. Somente em 1811, a espécie foi introduzida no Rio de Janeiro, por um agrônomo francês, a pedido do rei dom João VI.
No Nordeste do Brasil, Brasília e interior do estado do Rio de Janeiro, a fruta-do-conde é confundida com a Annona coriacea, sendo plantada atualmente no Vale do São Francisco, incluindo a fruta modificada sem sementes.
É também conhecida no Norte e em partes do Nordeste do Brasil como ata.
Produz um fruto muito semelhante ao da Annona coriacea, tipo baga, quase esférico e recoberto de escamas verdes, com peso médio entre 200 e 400 gramas. Contém muito açúcar, portanto não é recomendado para quem faz regime de emagrecimento. Pode ser consumido ao natural ou em forma de sucos, doces ou sorvetes.

2 comentários:

Anônimo disse...

Excelente texto,recomendado para os eleitores inconformados com a derrota no pleito de 7 outubro;

Anônimo disse...

Vou te contar...a matéria mais besta que eu já ví neste blog e tem mais não tem naaada a ver.Pensei que iria ter uma piada,mais não.Não entendí naaaaaaaaaaaaada.Puuuuutz!

 

A transparência

"O dinheiro dos impostos, está indo literalmente pelo ralo, em nossa cidade, o laudo do TCM de engenharia, está pronto e acessivel á todos, é uma "pouca vergonha", as vistorias constataram inúmeras irregularidades, de todos os graus, um verdadeiro desrespeito com os cidadãos. Quem verificar o laudo perseberá claramente os ralos por onde escorrem vultosas quantias, que certamente fazem muita falta as pessoas que necessitam dos serviços públicos. Que mais e mais ipuenses tomem conhecimento, é só acessar o site do TCM e verificar em desmonte- relatório e laudo de engenharia. Boa leitura, e tirem suas próprias conclusões!"
(Samuel baker mororo Aragão - AFAI)



RECORDAÇÕES

A CULTURA POLÍTICA - O BODE