Pages

quarta-feira, 3 de junho de 2009

* Os 7 pecados dos prefeitos corruptos

Preste atenção aos sinais que os prefeitos corruptos emitem, os principais são:
1-Sinais exteriores de riqueza: Quando o eleito, amigos e parentes exibem bens de alto valor, adquiridos de uma hora para outra, como pick-ups, imóveis de luxo em Fortaleza, jóias. Desconfie também quando o padrão de consumo não for compatível com a renda, como grandes viagens, festas ou despesas em bares e restaurantes.

2-Resistência a prestar contas: Se o prefeito dificulta o acesso à informação, especialmente sobre os gastos da Prefeitura, desconfie. Por lei, todo cidadão tem direito a esse tipo de informação.

3-Falta crônica de verba: O orçamento da Prefeitura é calculado para cobrir os serviços básicos da cidade. Sinais de abandono ou negligência podem ser indicadores de má administração ou desvio de recurso público.

4-Parentes e amigos empregados: Uma dos artifícios mais utilizados para o pagamento de favores de campanha é a contratação de corregilionários, amigos e parentes no serviço público sem necessidade real.

5-Não divulgação dos gastos públicos (falta de transparência): A Lei Orgânica do Município obriga o prefeito a divulgar diariamente o movimento do caixa do dia anterior. Ele também deve tornar público o balancete mensal da Prefeitura.

6-Transferências de verbas orçamentárias: Remanejamentos de grandes somas são suspeitos. Desconfie de transferências de verbas acima de 5%. O prefeito pode subverter todas as prioridades originais com grandes transferências entre as rubricas. Isso pode em algumas situações ser feito para atender necessidades emergenciais, mas na maioria das vezes é feita para atender interesses eleitorais e pessoais dos prefeitos. É preciso uma análise cuidadosa das transferências, e elas deveriam ser analisadas pela Câmara Municipal.

7-Perseguição a outros administradores honestos: Os corruptos tentam eliminar qualquer obstáculo ao seu esquema de enriquecimento ilícito. Um sinal de que há corrupção é quando há perseguição a administradores honestos.

Se o seu prefeito comete pelo menos um desses "pecados" fique de olho, reúna provas e denuncie.Vamos lá cidadãos!

2 comentários:

Anonymous disse...

Esta blog é nosso único meio de ficar informados e desabafar tudo que está engasgado desde os velhos tempos,mais fico muito revoltado(a) por saber de tudo isso e muito mais e não poder fazer nada diante disso tudo.O final dessa notcía chama os cidadãos á reividicar seus direitos,mais fico cá a pensar como que um povo que sobrevive as curtas desse mal tempo que se instalou em nossa cidade irá fazer algo se estão todos igual a justiça(cegos,surdos e mudos),agora nós cidadãos que não fomos corrompidos ou vendidos acuados diante desse que sinto ser os fins dos tempos,Tempos que estão fazendo muita mais muita falta em nossa cidade o tempo em tinhamos não esse verdadeiro cangaço no lugar de uma prefeitura,tinhamos PAZ,VEZ,VOZ,éramos vistos como seres humanos...Que saudades dos tempos de outrora em que minha cidade era feliz e bem cuidada.Só espero que Deus olho por nós pobres mortais e lance logo sua justiça nesse tempo que dizem os hipócritas ser novo,mais olho por olho e dente por dente esse sim JÁ ERA NÃO,JÁ SE FOI!A JUSTIÇA DE DEUS PODE TARDAR MAIS NUNCA FALHA,ESTAMOS AGUARDANDO!!!!!

Anonymous disse...

Essas dicas não servem para o Ipu, pois aqui não tem prefeito corrupto. Ah! quem me falou isso foi o SACI PERERÊ.

 

A transparência

"O dinheiro dos impostos, está indo literalmente pelo ralo, em nossa cidade, o laudo do TCM de engenharia, está pronto e acessivel á todos, é uma "pouca vergonha", as vistorias constataram inúmeras irregularidades, de todos os graus, um verdadeiro desrespeito com os cidadãos. Quem verificar o laudo perseberá claramente os ralos por onde escorrem vultosas quantias, que certamente fazem muita falta as pessoas que necessitam dos serviços públicos. Que mais e mais ipuenses tomem conhecimento, é só acessar o site do TCM e verificar em desmonte- relatório e laudo de engenharia. Boa leitura, e tirem suas próprias conclusões!"
(Samuel baker mororo Aragão - AFAI)



RECORDAÇÕES

A CULTURA POLÍTICA - O BODE