Pages

sexta-feira, 8 de junho de 2012

* O BANCO DO NORDESTE FOI DECISIVO PARA A VITÓRIA DE SÁVIO PONTES EM 2008


Eleito com 1.700 votos de maioria, Sávio Pontes teve como principal cabo eleitoral o Banco do Nordeste do Brasil. Vejam como funcionou o esquema:

A artimanha, a configurar abuso do poder político e econômico comprometedor da normalidade do processo eleitoral, consistiu em conceder, no ano eleitoral de 2008, a 1.147 famílias empréstimo do PRONAF a eleitores que sequer eram proprietários de terra, beneficiando mais de 4.588 pessoas. É que, como se sabe, as famílias no Ceará são compostas de no mínimo 4(quatro) pessoas. Condicionava-se a liberação de cada empréstimo ao voto em Sávio Pontes, que contava com integral apoio de pessoas da EMATERCE, por ele indicadas politicamente, bem como da Instituição Bancária - BNB.

Mais estarrecedor e que, em setembro/2008, o BNB desobedeceu o Manual Básico de Operação de Crédito do PRONAF B, ao ultrapassar o limite de contratação mensal estipulado na Norma referenciada, que limita, em cada Município, a 200 contratações por mês.

É importante ressaltar que no ano de 2007, foram autorizados pela EMATERCE e liberados pelo BNB apenas 255 empréstimos do PRONAF, demonstrando a disparidade caracterizada pela baixa quantidade desses empréstimos custeados pelo Tesouro Nacional, em ano em que não ocorreu eleição.

O eleitor era procurado, em sua residência, pelos irmãos Tarcisio e Ana e convidado a comparecer a uma reunião, na própria comunidade, sendo-lhe oferecido, na ocasião, um empréstimo a ser concedido pelo BNB e atribuído ao candidato Sávio Pontes. Eram, então, coletados os dados do agricultor/eleitor aliciado para elaboração de um CADASTRO, com especificação da natureza de sua atividade, para obtenção do empréstimo. Inclusive, era exigida a apresentação do título eleitoral e entrega do comprovante de votação do eleitor/agricultor mostrando que havia votado no pleito anterior.

Entretanto, o Manuel Básico de Operação de Crédito, que regulamenta as normas para concessão do empréstimo PRONAF, não especifica em nenhuma de suas páginas a obrigatoriedade da apresentação do comprovante de votação como condição para a aprovação da concessão do empréstimo.

A comprovação da finalidade eleitoral dos empréstimos mais se acentua ao serem estes concedidos a cidadãos que, apesar de serem agricultores, não exercem as atividades que o financiamento objetivava estimular. Por exemplo, agricultores do Distrito de FLORES, que nunca trabalharam no cultivo de banana, por não ter naquela localidade solo propício para o seu cultivo, nem recursos hídricos suficientes para irrigação, mesmo, assim, receberam empréstimos para estimular a produção desse produto em pleno mês de junho de 2008, com o qual jamais tiveram contanto algum. Vale dizer, o dinheiro foi repassado, exclusivamente, para garantir o apoio à candidatura do promovido, junto aos eleitores favorecidos com a concessão de empréstimos pelo BNB.

Os Agricultores José Barbosa Neto, José Antônio Martins, Maria de Fátima dos Santos, José Edson Alves Martins, Francisco das Chagas Sousa Sampaio, Gerlene José Bezerra, Valdemar Inácio de Oliveira, João Marques de Castro, Francisco Evandro Martins, José Rodrigues Farias, Adriana Martins Bezerra, Antônia Márcia Ferreira Sampaio, Ana Maria Martins de Sousa, Adila Rane Linhares Mesquita, Francisco Itamar Amâncio de Sousa, Maria Aline Alves da Silva, Manoel Carneiro de Sousa, todos moradores do Distrito de FLORES, constam na relação da EMATERCE, como beneficiados do PRONAF, cuja atividade econômica era o cultivo da Banana na localidade de FLORES. Resta claro, assim, que os Promovidos deram banana para a própria Justiça Eleitoral convencidos de que não sofreriam sanção alguma pelos ilícitos aqui comprovados.

Ficou comprovado que em Ipu, o Banco do Nordeste e a EMATERCE, instituíram um autêntico “bolsão de família”, com o propósito de transferir dinheiro a eleitores/agricultores com uma única condição para a sua concessão: que apoiassem Sávio Pontes. A gastança com o dinheiro do contribuinte, para eleição do promovido, beneficiou 1.147 famílias, cujos parentes ficaram com o dever de votar, no mesmo, em face de sua generosidade na intermediação junto ao BNB para que os empréstimos fossem concedidos.

A certeza absoluta da impunidade levou os Promovidos a apostar, de forma inacreditável, na conivência da Justiça Eleitoral para acolher essa monumental quebra da normalidade do processo eleitoral de dessa cidade.

O abuso do poder político e econômico, configurado na distribuição de dinheiro do Banco do Nordeste com finalidade de captação de voto, comprometeu gravemente o resultado do pleito.

Os Promovidos valeram-se da carência e da necessidade dos cidadãos para cooptá-los, juntamente com suas respectivas famílias, através da concessão de empréstimos para pessoas carentes.

Já é quase certo que Sávio Pontes não vai poder contar com a ajuda do Banco do Nordeste para sua reeleição, pois a Polícia Federal está investigando um desvio de 100 milhões de reais nessa instituição e seu atual presidente, Jurandir Santiago, responsável pela liberação dos R$ 3.159.000,00 para os banheiros fantasmas de Ipu, quando o mesmo era Secretário das Cidades, pode cair a qualquer momento.

7 comentários:

Anônimo disse...

Coitado do zé tarciso Miranda nem de casa sai com depressao pq seu nome esta na lista dos envolvidos afinal ele assinou tudo..mais a Irma dela ana Miranda(botou silicone as custas das tetas da prefeitura)abra a boca pra falar merda dizendo onde chega q tem acesso livre em qualquer lugar..quero ver ela falar isso quando tiver indo pra cadeia já sabe pq Ne bicha feia..bem feito anda doida pq Jean nao quer ela o Jean e apaixonado pela esposa..

Anônimo disse...

Pessoas da EMATERCE já estão se manifestando e oferecendo emprestimos pelo BNB, inclusive a guardas do PRO-CIDADANIA q já tem divida anterior e informamdo aos mesmos q não se preocupem q o Prefeito consegue a liberação sem problema.
Sem falar q quando falam em violencia temos q lembrar q o FIDEL CASTRO do IPU já conseguiu espulsar desta cidade O VER. FABULOSO e por ultimo perigoso politico TORRINHO. E agora qual é o proximo. SALVE OS IPUENCES MEU DEUS!

Organizadores do evento disse...

ARRAIÁ DA LIBERDADE SÓ PARA MULHERES
O pré-candidato a prefeito de Ipu, Serginho Rufino,acreditando que a família ainda é a base da sociedade, e que "por trás de um grande homem precisa-se ter uma grande mulher,convida as mulheres ipuenses para o 1º arraiá da liberdade onde irá apresentar em grande estilo sua esposa ANA, futura primeira dama de Ipu. O casal irá proporcionar ao público feminino uma noite de lazer e muita descontração.Na ocasião, Ana apresentará suas propostas de trabalho.
Este evento ocorrerá em sua residência na Rua Antonio Memória, a partir das 19:00h deste domingo, 10 de junho.

Anônimo disse...

EXTRA ! EM NOSSO MUNICIPIO DO IPU NÓS IPUENSES ,ESTAMOS PERDENDO OS LAÇOS FAMILIARES POR CAUSA DE UM PREFEITO QUE NÃO TEM PRICIPIOS DE FAMILIA, NÓS IPUENSES NÃO TEMOS PRIMEIRA DAMA E SIM UMA AMANTE UMA MULHERZINHA FEIA SEM UM PINGO DE CLASSE QUE VENDE O SEU CORPO POR ESTATUS E PARA SE BENEFICIAR DE ALGUNS CAPRICHOS A NOSSAS CUSTAS. É ESSE HOMEM SEM PRINCIPIOS MAU CARATER FICHA SUJA . QUE QUEREMOS NA NOSSA PREFEITURA? FORA SAVIO PONTES FORA PINÉZADA RATAZANAS.QUEREMOS OS NOSSOS VALORES DE VOLTA .

Anônimo disse...

Estas informações são muito importantes para que o eleitorado ipuense não caia mais nas arapucas das grandes ofertas deste 171...

Anônimo disse...

da puta ao irmão,primo ou parente
Desvio de dinheiro pra caralho
Corrinha "carta fora do baralho"
Anuncia a tal prefeito "costa quente"

Foi na festa "aviadada" do Latino
Muito viram um secretário delicado
Rebolando,meio assim desmunhecado
Apalpando as trazeira dos menino!kkkkkkkkkkkkkkk

...MENINOS EU VI...CRUZES SANTA!!!

Anônimo disse...

É bem capaz do dono do site não publicar, mas vou dizer, abomino a administração do Sávio,ele é um corrupto,ladrão,estelionatário da pior espécie, e isto eu avisei desde o começo, o passado do Sávio o condenava, mas o povo se vendeu por uns trocados e esta ai o resultado,tivemos mais uma vez a chance de dar a volta por cima, tinhamos uma candidata a altura para resolver os problemas do Ipu de arrumar a casa, e ai? ai uma tal de oposição formada por uma tropa de carrapatos vindo da base do Sávio que durante todo seu governo mamou tudo que pode vem tirar uma de salvador do Ipu como é o caso dos RUFINOS que todos sabem o que estou dizendo,, sempre foram corruptos, sempre estiveram do lado dos ladrões, e infelizmente estão dando as cartas as custas de dinheiro vindo de um empresário agiota desta cidade que mais uma vez as custas de dinheiro sujo quer eleger seu escolhido e passar mais 4 anos sugando o nosso dinheiro sobre a bandeira de combustivel, e o povo precisa saber que: as pesquisas favoreciam a CORRINHA que desistiu por falta de apoio de união pois aqueles que se diziam oposição viram a cor do dindim de um certo empresário e estão mudando mais uma vez o rumo da nossa história, povo Ipuense,pensem nisso,tomara que a justiça se pronuncie e casse este marginal do Sávio e que a politica do ipu possa tomar outro rumo.

 

A transparência

"O dinheiro dos impostos, está indo literalmente pelo ralo, em nossa cidade, o laudo do TCM de engenharia, está pronto e acessivel á todos, é uma "pouca vergonha", as vistorias constataram inúmeras irregularidades, de todos os graus, um verdadeiro desrespeito com os cidadãos. Quem verificar o laudo perseberá claramente os ralos por onde escorrem vultosas quantias, que certamente fazem muita falta as pessoas que necessitam dos serviços públicos. Que mais e mais ipuenses tomem conhecimento, é só acessar o site do TCM e verificar em desmonte- relatório e laudo de engenharia. Boa leitura, e tirem suas próprias conclusões!"
(Samuel baker mororo Aragão - AFAI)



RECORDAÇÕES

A CULTURA POLÍTICA - O BODE