Pages

segunda-feira, 19 de julho de 2010

* Educação do Ceará pede socorro

A Educação no Estado do Ceará pede socorro e não é de hoje. O governador Cid Gomes, irmão de Ciro Gomes e membro da oligarquia dos Ferreira Gomes que há décadas vem parasitando o Ceará, não dá a mínima para a Educação. Até hoje não cumpre a Lei do Piso Salarial (Lei nº 11.738/08 PSNM) aprovada no Congresso Nacional e sancionada pelo Presidente Lula, uma conquista dos professores resultado de décadas de luta.

Enquanto a educação é abandonada, o governador compra vários Hilux, carro de valor estimado em R$ 150.000,00, para servir de viatura e contrata um estilista famoso para promover desfile das novas fardas dos policiais.

O pior é que esse investimento todo em segurança pública não tem garantido tranqüilidade para o cidadão que a cada dia tem mais medo de sair de casa. Além disso, o Programa Ronda do Quarteirão está envolvido em uma série de escândalos de desvio de verbas.

No início da década de 80, os professores no Ceará chegaram a receber cerca de 10 salários mínimos. Hoje, o salário base do Professor com Licenciatura em regime de 40 horas semanais não chega a 2,6 salários mínimos. Com isso podemos perceber que a remuneração do professor em relação ao salário mínimo sofreu uma queda estrondosa. Com a aprovação da Lei do Piso Salarial, existia uma esperança disso ser revertido, pois além do piso, teríamos as gratificações e o plano de cargos e carreira.

Sabemos que para desenvolver a nossa sociedade, precisamos investir numa boa educação e não somente em segurança. Construir e melhorar as escolas, contratar mais professores efetivos, além de melhores salários.

Mas, infelizmente, não temos um investimento sério na nossa educação. Além do descumprimento do piso nacional, as relações de trabalho são precarizadas: cerca de 45% dos professores da rede estadual estão com contratos temporários. São 11.257 profissionais da educação que passam cerca de quatro meses para receber o primeiro salário devido a “burocracia” da Secretaria de Educação do Estado (Seduc). Esses professores também não têm direitos básicos como vale-refeição; recebem um valor inferior pela hora/aula; não são regidos pela CLT e não possuem carteira assinada, sendo impedidos de se aposentarem. Enfim, o professor temporário é o bóia-fria da educação.

Como se não bastasse tudo isso, os professores no estado do Ceará têm o 6º pior salário do Brasil e nunca se realizou no estado um concurso público para suprir a carência de 6.000 profissionais de apoio nas escolas: técnico-administrativos, bibliotecários, merendeiras e serviços gerais, além da falta de infraestrutura e de segurança nas escolas.

Porém, como esse ano é ano de eleição, há todo momento passam as propagandas enganosas nos grandes meios de comunicação, mencionando que o governo Cid Gomes realizou grandes investimentos em educação. Mas a verdade sempre aparece e é o que estamos vendo com o avanço da organização e da luta dos professores do Ceará.

Movimento Luta de Classes (MLC), Ceará

7 comentários:

Anônimo disse...

Este governo Cid é um estrategista, de um ano pra cá vem fazendo algumas obras para iludir o eleitor, nos 2 primeiros anos de administração não sentou uma pedra de calçamento no Ceará.

Anônimo disse...

Escolas Estaduais do Ceará andam à passos de carangueijo

Cinco das 10 melhores escolas cearenses de Ensino Médio são de Fortaleza
Os dados são da pesquisa de desempenho por escola no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2009, divulgado nesta segunda-feira.

O levantamento apontou ainda que das dez escolas cearenses com pontuação mais baixa, todas, são de competência ESTADUAL


Entre as dez melhores escolas de Ensino Médio do Ceará, cinco são de Fortaleza, três são de Juazeiro do Norte, uma de Quixeramobim e uma é de Pacajus. Os dados são da pesquisa de desempenho por escola (públicas e privadas) no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2009, divulgado nesta segunda-feira, 19, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ligado ao Ministério da Educação.

O desempenho das escolas foi calculado com base na média total obtida por seus alunos nas provas objetivas e na redação. Segundo o levantamento, a escola com maior pontuação no exame foi o Centro Federal Tecnológico do Ceará (Cefet, hoje ITFCE). A instituição, de competência FEDERAL, obteve 681,55 pontos, acima da média nacional, que é de 500 pontos, segundo o Inep. De acordo com a pesquisa, 31 alunos da escola participaram do Exame.

A Escola ESTADUAL Professora Maria Júlia Fialho, do município de Independência, obteve a nota mais baixa entre as escolas cearenses avaliadas: 380,65.

As dez escolas cearenses com pontuação mais baixa são de competência estadual e obtiveram pontuação entre 380,65 e 410,69. Duas das unidades com pontuação mais baixa são de Independência. As demais escolas são dos municípios de Milagres, Granja, Missão Velha, Crateús, Senador Pompeu, Camocim, Fortaleza e Cascavel (cada município com uma escola).

Brasil

A melhor escola do país, segundo os resultados do Enem 2009, é o Colégio Vértice, particular, de São Paulo, com média total de 749,7. Com 249,25 pontos, metade da média nacional, o pior desempenho no exame foi o da Escola Estadual Indígena Dom Pedro I, em Santo Antônio do Içá, no Amazonas

A participação no Enem é voluntária. Escolas com menos de 2% de participação de alunos no exame não tiveram suas médias divulgadas.

Redação O POVO Online

Anônimo disse...

Vale ainda resaltar que as 10 melhores escolas na pontuação onde 5 se encontram em Fortaleza,nenhuma é ESTADUAL.Ou são particulares ou Federais.
Veja a lista dos 10 melhores:

>1. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE, antigo Cefet) - 681.55 Fortaleza
> 2. IFCE (antigo Cefet) - 680,79 Juazeiro do Norte
> 3. IFCE - antigo Cefet, Juazeiro do Norte (EMR + EJA)* - 680,79
> 4. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (antigo Cefet) 676,79 (EMR + EJA)*
> 5. Farias Brito Pré-Vestibular Aldeota - 671,86 Fortaleza
> 6. Colégio Fuiza SC Ltda. - 671,41 Juazeiro do Norte
> 7. Colégio de Ensino Fundamental Nunes Moraes - 666,87 Pacajus
> 8. Colégio Pré-Vestibular Farias Brito Central - 657,35 Fortaleza
> 9. Colégio Nossa Senhora do Rosário - 642,8 Quixeramobim
> 10. Colégio Ari de Sá Cavalcante Sede Aldeota - 649,25 Fortaleza

Anônimo disse...

Ensino médio

Ceará fora dos 100 melhores do Enem
Apesar da fama de o estudante cearense ser bem-sucedido, nenhuma escola do Estado aparece na lista das 100 mais bem colocadas no ranking nacional das maiores notas do Enem 2009. A instituição mais bem classificada do Ceará está na posição 148 no País

Daniela Nogueira - Mariana Toniatti - 20/07/2010 02:00

Na lista nacional das escolas com maiores notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2009, o Ceará só aparece na 148ª posição. A instituição cearense mais bem colocada é o Centro Federal de Educação Tecnológica, o antigo Cefet (atual Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFCE).


O IFCE Fortaleza lidera o ranking das 20 melhores instituições cearenses, seguido pelo IFCE de Juazeiro do Norte, que, na listagem geral, fica na posição 161. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC).


Somente no próximo processo seletivo, a Universidade Federal do Ceará (UFC) passará a adotar o Enem como exame de acesso. Especialista apontam que isso acabou por minimizar o interesse de alunos e escolas no exame, o que justificaria o pífio resultado cearense. Enquanto isso, nas regiões Sul e Sudeste, o exame foi incorporado ao sistema de ensino na última década, desde que foi aplicado pela primeira vez, em 1998.


“Eles estão com quase 12 anos de Enem. Por ser uma região mais rica, com mais capital humano, as escolas se organizaram e hoje têm até cursos preparatórios. Eles partiram na frente e estão investindo pesado”, diz o professor Airton Oliveira, presidente licenciado do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Ceará (Sinepe).

Anônimo disse...

DEPOIMENTO DE UMA PROFESSORA DE SOBRAL

SOU PROFA.DO ESTADO E LECIONO NA CIDADE DE SOBRAL E CONFESSO QUE SENDO SOBRALENSE CHEGUEI A VOTAR NO SR. CID GOMES, ACHANDO QUE HAVERIA MUDANÇAS NO ENSINO PÚBLICO; É VERDADE QUE ESCOLAS, DELEGACIAS E HOSPITAIS ESTÃO SENDO CONSTRUÍDAS NO CEARÁ E ELE NÃO FAZ MAIS DO QUE A SUA OBRIGAÇÃO, MAS INVESTIR E VALORIZAR O PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO, ATÉ AGORA, NADA. ESTÁ HAVENDO SIM,MUITA COBRANÇA, FISCALIZAÇÃO E AMEAÇA INCLUSIVE AO NÚCLEO GESTOR DE DETERMINADAS ESCOLAS. AÍ VEM O RESULTADO DO ENEM E A CULPA CAI SOBRE OS PROFESSORES, É FÁCIL CRITICAR, AGORA, QUANDO VOCÊ SE VÊ, COM 16 TURMAS, CADA UMA COM MAIS DE 40 ALUNOS E MENOS DA METADE QUERENDO APRENDER…UMA CARGA HORÁRIA PESADA… QUAL A MOTIVAÇÃO? AÍ ALGUÉM DIZ: “PEDE PARA SAIR”, “VAI FAZER OUTRA COISA”… ACONTECE QUE HORAS TRABALHANDO EM PÉ, DESGASTE CONSTANTE COM A INDISCIPLINA DE ALUNOS, GERA MUTIA ANGÚSTIA, DEPRESSÃO E ESTAFA…O CORPO PEDE CAMA, SE É QUE DÁ P/ DESCANSAR. ÀS VEZES, MAL TEMOS TEMPO DE DAR ATENÇÃO AOS NOSSOS PRÓPRIOS FILHOS, QUE CHORAM DEVIDO A NOSSA AUSÊNCIA, POIS PARA DAR CONTA, MUITOS PROFISSIONAIS DA ÁREA DE EDUCAÇÃO TRABALHAM OS 3 TURNOS. AÍ, EU PERGUNTO: QUAL A HORA DE ESTUDAR P/ OUTRO CONCURSO OU TENTAR UMA ENTREVISTA EM OUTRO EMPREGO? ISTO É RIDÍCULO… TENHO COLEGA PROFESSOR, GANHANDO MAIS DINHEIRO VENDENDO QUEIJOS NUMA ESQUINA DE CASA, DO QUE DANDO AULA… DESCULPEM-ME POR ESTA “FALÁCIA”, MAS ACREDITO QUE AS PESSOAS BEM ESCLARECIDAS, TANTO DA EDUCAÇÃO, COMO DA SEGURANÇA, JAMAIS DARÃO SEU VOTO AO SR. CID GOMES. SOU FORMADORA DE OPINIÕES E SE DEPENDER DE MIM, VIABILIZAREI UMA CONSCIÊNCIA CRÍTICA EM MEUS ALUNOS, DE FORMA A MOSTRAR A VERDADEIRA FACE DOS FERREIRA GOMES. FAÇA VOCÊ TAMBÉM A SUA PARTE E NÃO VOTE NESTE HOMEM. ERREI NA ÚLTIMA ELEIÇÃO P/ GOVERNADOR, MAS AGORA, NÃO ERRAREI MAIS!

Anônimo disse...

Realmente percebemos, que muito em breve, PROFESSOR será uma carreira profissional extinta, pois nossos governantes não priorizam a EDUCAÇÃO, não valorizam o EDUCADOR.
Os políticos não querem ver o POVO EDUCADO.
Eles querem COMPRAR o voto do POVO.

Vote naquele que lhe transmite CONFIANÇA E CREDIBILIDADE.

Anônimo disse...

Sou cidadão consciente, mas do jeito q andam as coisas me sinto entre a cruz e a espada, pois ainda na altura do campeonato não encontrei nenhum candidato digno para receber o meu voto.Vejo apenas pessoas com ânsia de ter um padrão de vida mais alto andando e fazendo propagandas pelas ruas da cidade, para aqueles que nunca fazem nada ou nem mesmo andam por aqui e vivem anos posteriores na maior mordomia e dando vida de luxo , passeios somente a família esquecendo dos que os colocaram no poder.

 

A transparência

"O dinheiro dos impostos, está indo literalmente pelo ralo, em nossa cidade, o laudo do TCM de engenharia, está pronto e acessivel á todos, é uma "pouca vergonha", as vistorias constataram inúmeras irregularidades, de todos os graus, um verdadeiro desrespeito com os cidadãos. Quem verificar o laudo perseberá claramente os ralos por onde escorrem vultosas quantias, que certamente fazem muita falta as pessoas que necessitam dos serviços públicos. Que mais e mais ipuenses tomem conhecimento, é só acessar o site do TCM e verificar em desmonte- relatório e laudo de engenharia. Boa leitura, e tirem suas próprias conclusões!"
(Samuel baker mororo Aragão - AFAI)



RECORDAÇÕES

A CULTURA POLÍTICA - O BODE