Pages

terça-feira, 20 de julho de 2010

* E a queda continua....

Avaliação de Cid cai seis pontos em sete meses

De dezembro para cá, a avaliação positiva da gestão Cid Gomes passou de 51% para 45%, mesmo nível de novembro de 2007. O índice de ruim/péssimo ficou estável.

Apesar da folgada liderança na pesquisa O POVO/Datafolha e da chance de vitória no primeiro turno, o governador Cid Gomes (PSB) apresenta queda na avaliação de seu governo. De dezembro do ano passado para cá, o número dos que aprovam a administração estadual caiu seis pontos percentuais e recuou para o mesmo nível de novembro de 2007, quando Cid teve a pior avaliação em três anos e meio de mandato.

Cid aparece na pesquisa com 45% de índice ótimo ou bom. Na última pesquisa feita pelo Datafolha sobre a avaliação do Governo do Ceará, em dezembro do ano passado, o percentual era de 51%. O número vem em queda desde que, em março de 2009, Cid alcançou sua melhor avaliação, segundo o Datafolha: 54%. De lá para cá, perdeu nove pontos percentuais. Com a queda registrada agora, ele retorna ao mesmo percentual de quando estava à frente do governo havia 11 meses.

O índice de desaprovação, contudo, permanece estável desde o ano passado. Em novembro de 2007, chegou a ser de 18% de eleitores que classificaram a gestão Cid de ruim ou péssima. O índice caiu para 14% em março de 2009 e se manteve em novembro do ano passado. O mesmo percentual de 14% de ruim e péssimo se repete agora.

O que significa que os votos da avaliação positiva de Cid migraram para eleitores que agora apontam a gestão como regular. Esse percentual chega a 37%, o maior da série histórica do Datafolha em relação ao governo Cid. Em dezembro do ano passado, o percentual era de 29%.

Nota

A nota média atribuída pelos eleitores ao governo Cid Gomes também caiu e voltou ao menor pataram da atual administração, registrada ainda no primeiro ano de mandato de Cid: 6,6, em uma escala de zero a dez. O número é o mesmo de novembro de 2007 e abaixo do 6,9 de março de 2009 e do 6,7 de dezembro do ano passado.

O percentual que atribuiu nota dez ao desempenho do governador foi de 14%, enquanto 7% deram zero a Cid. A nota mais citada foi 8: 21%.

Na pesquisa Datafolha de intenções de voto para o Governo do Estado, divulgada ontem pelo O POVO, Cid Gomes lidera com folga, com 47% das intenções de voto, acima dos 45% de avaliação positiva que apresenta. Em segundo lugar, aparece o ex-governador Lúcio Alcântara (PR), com 26% e, em seguida, o deputado estadual Marcos Cals (PSDB), com 7%. O percentual do governador na busca pela reeleição representa 56% dos votos válidos, o suficiente para lhe garantir vitória no primeiro turno, se a eleição fosse hoje.

A pesquisa O POVO/Datafolha ouviu 912 eleitores de 40 municípios do Ceará, entre os dias 14 e 15 de julho. A margem de erro para o total da amostra é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

2 comentários:

Anônimo disse...

O tombo vai ser maior quando começar a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão.

Anônimo disse...

NÃO CONFIO NO TASSO.

 

A transparência

"O dinheiro dos impostos, está indo literalmente pelo ralo, em nossa cidade, o laudo do TCM de engenharia, está pronto e acessivel á todos, é uma "pouca vergonha", as vistorias constataram inúmeras irregularidades, de todos os graus, um verdadeiro desrespeito com os cidadãos. Quem verificar o laudo perseberá claramente os ralos por onde escorrem vultosas quantias, que certamente fazem muita falta as pessoas que necessitam dos serviços públicos. Que mais e mais ipuenses tomem conhecimento, é só acessar o site do TCM e verificar em desmonte- relatório e laudo de engenharia. Boa leitura, e tirem suas próprias conclusões!"
(Samuel baker mororo Aragão - AFAI)



RECORDAÇÕES

A CULTURA POLÍTICA - O BODE