Pages

quinta-feira, 13 de maio de 2010

* OPERAÇÃO "CERTAME" DA POLÍCIA FEDERAL INVESTIGA OITO MUNICÍPIOS DO CEARÁ

Por: Jaqueline Freitas e Márcio Dornelles

Pelo menos 90 agentes da Polícia Federal e 18 servidores da Controladoria Geral da União (CGU) estão em nove municípios do Ceará, dando sequência à Operação "Certame", que busca documentos que possam comprovar ações fraudulentas em processos licitatórios. Juazeiro do Norte, Barbalha, Ipaumirim, Fortaleza, Itapajé, Aurora, Abaiara e Milagres estão sob investigação.

A operação é decorrente de inquérito policial instaurado em 2008, que apura fraudes em licitações de obras e serviços em Aurora e Ipaumirim. O desvio de aproximadamente R$ 5 milhões é investigado, com participação de servidores públicos e empresários. De acordo com a Polícia Federal, algumas pessoas participavam como “fantasmas” ou “laranjas” para dar legitimidade ao processo licitatório fraudado.

Os agentes estão nesse momento no município de Aurora. A polícia saiu de Juazeiro às 3 horas da manhã e desde 4h30 encontrava-se em frente à casa do vereador mais bem votado na eleição passada, Francisco Henrique Ricardo de Macedo, o Chico Henrique (PMDB), onde conseguiu entrar depois das 6 horas. Neste momento, os agentes estão na Prefeitura, para dar sequência às investigações.

A operação “Certame” corre sob sigilo. A PF avisa, através de nota enviada à imprensa, que “os investigados poderão ser condenados na Justiça por crimes de fraude em licitações, peculato, formação de quadrilha e corrupção ativa e passiva. Está marcada para hoje a tarde uma entrevista coletiva na sede da Polícia Federal, em Juazeiro do Norte.

2 comentários:

Anônimo disse...

Bando de ladrões travestidos de gestores públicos. Não tem merenda, não tem transporte escolar, não remédio, não tem calçamento, não tem escolas estruturadas. Mas tem carros zeros, casa nova, tv lcd, fazendas, gado, imóveis, etc. Vão pra cadeias seus larápios!

Anônimo disse...

Ôpa, quem falou que não tem merenda se enganou redondamente. Mesmo com o grande custo e com mto atraso, a merenda chegou e por sinal de péssima qualidade, só sopa, sopa, sopa e com um valioso detalhe, feita só com arroz, macarrão, água e sal. Cadê a merenda de qualidade que nossa secrária anunciou em alto e bom som? È meu povo, é só enganação e mais nada. Se essa merenda de qualidade veio mesmo, deve ter sido desviada com certeza. Ôh turma pra roubar, pegapegapegapeeeeeeeste!

 

A transparência

"O dinheiro dos impostos, está indo literalmente pelo ralo, em nossa cidade, o laudo do TCM de engenharia, está pronto e acessivel á todos, é uma "pouca vergonha", as vistorias constataram inúmeras irregularidades, de todos os graus, um verdadeiro desrespeito com os cidadãos. Quem verificar o laudo perseberá claramente os ralos por onde escorrem vultosas quantias, que certamente fazem muita falta as pessoas que necessitam dos serviços públicos. Que mais e mais ipuenses tomem conhecimento, é só acessar o site do TCM e verificar em desmonte- relatório e laudo de engenharia. Boa leitura, e tirem suas próprias conclusões!"
(Samuel baker mororo Aragão - AFAI)



RECORDAÇÕES

A CULTURA POLÍTICA - O BODE