Pages

domingo, 12 de fevereiro de 2012

* O SENDEIRO – A MORTE IMINENTE DE UM VELHO AMIGO.


...De repente vapores de agrotóxicos emudeceram meu rosto. Lanço um olhar envenenado sobre teu paredão impassível. Respinga em meu peito além do odor fétido das fezes e urinas, o escárnio cínico dos corruptos. Meu intimo preconiza a funesta sensação de uma inexorável HECATOMBE que virá sem avisos, sem mensagens e nem sinais. Um cataclismo de águas irredutíveis e indômitas de incomensurável poder sob a tutela do destino. Será a vingança da soberana e divina natureza. As águas do tal Parque da Bica e da VIDA têm seu curso, e elas afogarão a alma desonesta do mais solerte dos corruptos do novo tempo, procedendo o desassoreamento de suas Auras obstruídas pelos roubos e mais poluídas que o Ipuçaba. Farão inertes as mãos gananciosas dos que assassinam a terra esterilizando-a com adubos químicos criminosos que abortam brotos imberbes e tóxicos de tomates e maracujás. Será o transbordamento final da justiça sobre a iniqüidade dos que desrespeitam as leis da natureza e da ética política. Até as pedras chorarão!
Revolvi tuas margens, quando aí estive observando e... LÓGICO, “pisando no chão do Ipu” da FESTEIRA, conivente e partidária A.F.A.I. E incontinente afluiu de minha cidadania a ânsia de pisar na cabeça da serpente da corrupção. Pisotear seu ventre protuberante pela aglutinação das verbas públicas, que depois de digeridas regurgitam expelindo de seu bojo a gosma dos enriquecimentos ilícitos dos delatores de nosso município.
E ali, ao teu lado, prescrevi teu óbito; O Ipuçaba estar morto!...Morrera de insuficiência respiratória. Sem oxigênio, sem ativistas ecológicos e com agrotóxico. Pareces que estais a dormir teu último sono sob uma camada escura de esgoto repugnante e lento, imobilizado pela rigidez cadavérica da morte. Morrera sem o murmurejar alegre dos riachos, sem o verde vivo que lhes ladeava. No silêncio de teu velório, o teu silêncio parece ser ensurdecedor! Como lutar contra as forças hostis desta terra?... Mãe gentil com a impunidade! Naquela manhã de janeiro o único afluente que em te deságuo, foi o olhar lacrimoso da nascente dos meus olhos, quando penetrei nos teus “sendeiros” de águas “dantes” corrediças e apresadas. Prá nós ficou a lembrança em estáticas fotografias das tuas águas claras que serpenteavam por entre as matas e o verde dos quintais... Quando quintais havia! Irmanando a infância singela de muitos. Em qual verdejante mata se esconde “aquela” morena de olhar de águas cristalinas, que hoje me irriga a memória neste recordar simples e ingênuo de nossas façanhas por entre os mangueirais?

11 comentários:

Anônimo disse...

Sendeiro achei lindo seu texto. Belo como todos. Parabéns.

Anônimo disse...

É uma realidade, mas, o que podemos fazer, pobres mortais contra o poderio da corrupção? É uma pena!!!!!

Anônimo disse...

CADÊ O 14° SALÁRIO DOS PROFESSORES?
CADÊ O RATEIO DO FUNDEB?

LADRÕES!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Nosso restaurante da "bica" foi vendido, isso é incrível! Quem tá construindo é o governo e sendo assim, é do povo, ele (prefeito) não poderia fazer isso, mas a maioria dos vereadores
assinaram a esculhambação, pode vender e fazer qualquer jogo com os bens públicos. Como diz Dr. Luis, Sadan ainda não morreu, ele tá aqui no ipu, e com rabo.

Anônimo disse...

Bom seria se este texto pudesse ser incluido na programação da inauguração do restaurante da bica. É lindo e verdadeiro!

Anônimo disse...

belas palavras sendeiro. Fico triste com o nosso povo que se acovarda com todas inrregularidades, ainda tem blogueiros que é cego ainda devende esses ladrões. isso é pra te kleber teixeira coverde corrupto vive as custa do prefeito toma vergonha o nosso povo sofrendo esse filho da mãe ainda diz que é ipuense.

Anônimo disse...

quero deixar aqui minha admiração pela senhora doutora joelma se a senhora ler esse comentario é uma forma de agradecimento pela que a senhora fez pela minha tia ali no posto dos canudos obrigado . Que Deus lhe abençoe a cada dia.

ALICE PAIVA.

Anônimo disse...

o "dalua" tá apaixonado pelo sendeiro!

Anônimo disse...

Pena que esse prefeito não tenha base familiar pois a cara da admnistração é de cabare, ver se se toca cara deixa essa puta ar... de lado monstra pelo menos a dignidade da tua familia(esposa,filhos) somos pessoas conservadoras, e sinceramente votei nele mas não voto mais pois jamais irei ser um contribuidor financiador de LUXO DE RAPARIGA.

Anônimo disse...

A "DRA. JOELMA" só fez a obrigação dela, ou seja, atender bem!!!!!

Anônimo disse...

SENDEIRO, TEUS SENTIMENTOS SÃO COMO OS DE TANTOS QUE NÃO SABEM ASSIM TÃO BEM DESCREVE-LOS.
AH NOSSO IPU, AGONIZANTE...NÃO FOSSE O ANIMO DE SABRR QUE EM OUTUBRO PODEMOS MUDAR O NEGRO TEMPO, SERIAMOS HOJE COMO OS RETIRANTES DO PASSADO, HA PROCURA DE DIAS MELHORES EM TERRAS ESTRANHAS.
PARABENS GRANDE SENDEIRO!

 

A transparência

"O dinheiro dos impostos, está indo literalmente pelo ralo, em nossa cidade, o laudo do TCM de engenharia, está pronto e acessivel á todos, é uma "pouca vergonha", as vistorias constataram inúmeras irregularidades, de todos os graus, um verdadeiro desrespeito com os cidadãos. Quem verificar o laudo perseberá claramente os ralos por onde escorrem vultosas quantias, que certamente fazem muita falta as pessoas que necessitam dos serviços públicos. Que mais e mais ipuenses tomem conhecimento, é só acessar o site do TCM e verificar em desmonte- relatório e laudo de engenharia. Boa leitura, e tirem suas próprias conclusões!"
(Samuel baker mororo Aragão - AFAI)



RECORDAÇÕES

A CULTURA POLÍTICA - O BODE