Pages

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

* TCM EMITE RELATÓRIO DUVIDOSO SOBRE A OBRA DO PARQUE DA BICA


O TCM esteve em Ipu em maio de 2011 fiscalizando vários indícios de irregulares em obras da prefeitura e até hoje, 08 meses após a inspeção, menos de 1/3 dos relatórios foram divulgados. Os casos mais escandalosos continuam engavetados, entre eles podemos citar o escândalo do PSF da Mina que envolve o Cartório do Magela, as máquinas que trabalharam 68 horas por dia, as casas populares dos Pereiros construídas em desacordo com o projeto, a escola da Ingazeira, entre outros.

Já o Relatório sobre o “faraônico e escandaloso" Parque da Bica foi liberado no último dia 22 de dezembro. Nele os técnicos se contradisseram por diversas vezes e enxergaram obras construídas que até hoje nenhum ipuense consegue ver.

No início do relatório foi informado que a inspeção ocorreu no período de 30 de março a 01 de abril, mais a frente, eles afirmam que a inspeção ocorreu no dia 18 de maio.

Vejam os trechos:

“O presente Laudo Técnico Pericial fundamenta a Informação Inicial de Engenharia decorrente da inspeção “in loco” realizada em obras e serviços de Engenharia no município de Ipu, no período de 30 de março a 01 de abril de 2011, através da equipe técnica da 7ª. Inspetoria da Diretoria de Fiscalização desta excelsa Corte de Contas.

Identificados os problemas, e coletados os dados preliminares no acervo do SIM, a Diretoria de Fiscalização determinou que a 7ª. Inspetoria procedesse a uma inspeção técnica “in loco”, levada a efeito no período de 30.03 a 01.04.2011, visando à apuração da veracidade das denúncias, com a obtenção de evidências de irregularidades que pairassem sobre a execução das obras, análise da documentação constitutiva do certame licitatório e respectivo contrato, culminando com a presente emissão do Laudo de Engenharia.
(...)
Trata-se de um Complexo turístico dotado de estacionamento, jardim botânico, biblioteca, teleférico, lago artificial, quadras esportivas, anfiteatro, área para acampamento, hotel com chalés, 2 restaurantes, elevador panorâmico, mirante.

Estimado em R$ 26.943.141,39 (vinte e seis milhões, novecentos e quarenta e três mil, cento e quarenta e um reais e trinta e nove centavos), até a data da inspeção (18/05/2011), apenas 1.564.947,00 (um milhão, quinhentos e sessenta e quatro mil, novecentos e quarenta e sete reais), o que representa apenas 5,8% do valor total.”

A parte mais “duvidosa” do relatório é quando os técnicos do TCM informaram que o estacionamento e a estrada de acesso ao parque da bica já estavam construídos e que a base para a área de chalés estava em construção.

Vejam esse trecho:

“Encontrava-se construído, no período da inspeção, o portal da entrada do parque, o estacionamento e a estrada de acesso. A base para a área de chalés e um dos restaurantes se estavam em construção.”

Pelo visto, os fiscais do TCM estão precisando usar óculos, pois não existe até hoje, nenhum estacionamento construído e a estrada da bica ainda está com o asfalto feito pelo ex-prefeito Simão Martins. O que o prefeito Sávio Pontes fez foi destruir parte do asfalto e todo o calçadão para pedestres. Também não existe nenhuma base para área de chalés sendo construída.

Hoje, 04/01/2012, só existe o canteiro de obras, o portal da entrada e um dos restaurantes em construção que já custaram R$ 2.032.491,60 (dois milhões e trinta e dois mil quatrocentos e noventa e um reais e sessenta centavos), incluindo o projeto e a maquete.

Para disfarçar os absurdos acima, os Técnicos apontaram algumas irregularidades que foram:

· Ausência de instrumento legal que legitime o município para promover o certame licitatório;

· Ausência da documentação legal comprobatória da expropriação das propriedades particulares eventualmente impactadas pelo empreendimento;

· Desproporcionalidade na composição societária da empresa campeã da licitação (GGD Construtora e Imobiliária Ltda.), com um dos sócios detendo 98% (noventa e oito por cento) das quotas, em detrimento da quota de 2% (dois por cento) do outro sócio.

· Questiona-se a motivação pelo qual houve a desistência da empresa CGD de uma obra de grande visibilidade.”

Clik no link abaixo e veja o relatório completo.


Leia também:

3 comentários:

Anônimo disse...

Realmente o Ceará é uma terra de palhaços.

Anônimo disse...

ESTE TCM É IGUAL PEITO DE HOMEM, NÃO SERVE PARA NADA. FOI CRIADO APENAS PARA EMPREGAR OS POLÍTICOS PUXA-SACOS EM FINAL DE CARREIRA.

JOÃO GABRIEL.

Anônimo disse...

Ei! Será que no Brasil não tem justiça?
Vamos denunciar este TCM que deve está com os cofres cheios de dinheiro do Ipu. São piores do que o prefeito Savimm.

 

A transparência

"O dinheiro dos impostos, está indo literalmente pelo ralo, em nossa cidade, o laudo do TCM de engenharia, está pronto e acessivel á todos, é uma "pouca vergonha", as vistorias constataram inúmeras irregularidades, de todos os graus, um verdadeiro desrespeito com os cidadãos. Quem verificar o laudo perseberá claramente os ralos por onde escorrem vultosas quantias, que certamente fazem muita falta as pessoas que necessitam dos serviços públicos. Que mais e mais ipuenses tomem conhecimento, é só acessar o site do TCM e verificar em desmonte- relatório e laudo de engenharia. Boa leitura, e tirem suas próprias conclusões!"
(Samuel baker mororo Aragão - AFAI)



RECORDAÇÕES

A CULTURA POLÍTICA - O BODE