Pages

terça-feira, 21 de junho de 2011

* TRIBUNAL DE JUSTIÇA DECRETA PRISÃO PREVENTIVA DO PREFEITO DE SENADOR POMPEU

Antônio Teixeira e mais 30 pessoas são acusadas de fraudes em licitações e desvio de recursos.

Por: Roberta Farias
O Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE), através do desembargador Darival Bezerra, decretou nesta terça-feira (21) a prisão do prefeito de Senador Pompeu, Antônio Teixeira de Oliveira. O gestor fugiu no último domingo (19) em um ônibus alugado na companhia de outros suspeitos das denúncias de corrupção que provocaram o pedido de prisão.

Antônio Teixeira e mais 30 envolvidos são acusados de fraudes em licitações e desvio de recursos públicos. O Ministério Público já havia solicitado o afastamento do prefeito, que também é citado em outro documento onde é acusado de envolvimento em crimes de lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores, falsidade ideológica, peculato, formação de quadrilha ou banco.


A representação criminal cita crimes de "desvio de recursos públicos, pagamentos indevidos, emissão de cheques para pagamentos de empresas não idôneas que favorecem notas fiscais frias e outras 'condutas criminosas', causando 'dano de grande monta ao erário municipal". As irregularidades teriam sido cometidas no exercício de 2008.

Para o Ministério Público, a prisão dos gestores e servidores é necessária e inadiável "para que a instrução criminal não seja inviabilizada". Os promotores temem que os investigados alterem documentos e o banco de dados da administração municipal em favor próprio, "criando álibis".


Ainda conforme o MP, "as fraudes tinham início quando a Prefeitura Municipal lançava edital de licitação para a realização de obras públicas. As empresas Falcon Construtora e Serviços Ltda., Pratika Incorporações Ltda. e Daruma Construções e Empreendimentos Ltda., pronta e reiteradamente, se alternavam como vencedoras dos certames e, assim, das contratações".


Denunciados e funções nas irregularidades:
1. Antônio Teixeira de Oliveira (prefeito – além de participar dos crimes contra o erário municipal, também figura como beneficiário dos desvios de recursos públicos)
2. Raimundo Morais Filho (dono da Falcon Construtora – articulador e idealizador do sistema de empresas familiares, chefe do "ESQUEMA FAMÍLIA MORAIS")
3. Francisco Monte Morais (proprietário da Pratika Incorporações)
4. Rodrigo Coelho Mota (sócio da Falcon Construtora)
5. Andreza de Abreu Sampaio Coelho Mota (dona da Daruma Construções e Empreendimentos)
6. Claudiana Barbosa de Almeida (forte vínculo e subordinação)
7. Rodrigo Barbosa Menezes (forte vínculo e subordinação)
8. José Roberto Leandro dos Santos (forte vínculo e subordinação)
9. Anisiane Dantas de Oliveira (forte vínculo e subordinação)
10. Eduardo Teixeira Soares Lima (engenheiro)
11. Luís Flávio Mendes de Carvalho (vice-prefeito)
12. José Felismino Sousa Neto (radialista – recebe dinheiro público por meio de contratos com o município. A função dele é fazer apologia ao prefeito e aos secretários)
13. Tárcido Francisco de Lima Baia (então secretário de Obras e Urbanismo. Atual vice-presidente da Câmara)
14. Miguel Alves de Almeida (ora secretário de Obras e Urbanismo, ora secretário de DesenvolvimentoRural e Meio Ambiente)
15. José Dalvanir Bezerra de Almeida (tesoureiro)
16. Tarcísio de Souza Cavalcante (secretário de Obras)
17. Antônia Erenita Teixeira de Oliveira (irmã do prefeito)
18. Elmo Roberto Belchior Aguiar (engenheiro)
19. Luzia Lucélia Saraiva Ribeiro
20. Lígia Gardênia Magalhães de Brito (secretária de Finanças)
21. Maria Lindalva de Oliveira Aguiar (secretária de Ação Social)
22. Francisco Adriano Costa Sousa (secretário de Turismo, Cultura, Juventude e Transporte)
23. Francisco Morais e Silva Filho (engenheiro da Daruma e tio de Francisco Monte Morais)
24. Aila Maria Jorge Holanda (membro da Comissão de Licitação)
25. Paulo Antônio Nogueira Júnior (membro da Comissão de Licitação)
26. Antônio Marcos Holanda Néri (membro da Comissão de Licitação)
27. José Cristiano Vitoriano Costa (membro da Comissão de Licitação)
28. Robério Barbosa Lima (assessor jurídico da Prefeitura)
29. Antônio Clodoaldo Batista da Cruz (engenheiro)
30. Raimundo Nonato Cordeiro Moreira (engenheiro)
31. Luana Silva Braga (forte vínculo e subordinação)

10 comentários:

Anônimo disse...

Por que a justiça não funciona em Ipu?
O atual gestor é o maior corrupto da região.
Acho que as algumas autoridades estão sendo coniventes com o BURACÃO.

Anônimo disse...

O Buracão de Ipu vive furunfando o Buracão do Estado, por isso há esta conivência aqui.

Anônimo disse...

O Desembargador Darival Bezerra é o mesmo que está com o processo de Ipu. Ele já decretou a quebra de sigilo bancário, fiscal e telefônico do prefeito Sávio Pontes. Em breve estará decretando também a prisão desse prefeito de IPU.

Anônimo disse...

Vcs sabem porque a justiça funciona em outros lugares? é porque lá tem pessoas de coragens que lutam pelos seus direitos que protestam, denunciam, promovem passeatas mostrando sua indignação e estes atos são vistos e são respeitados e promovem a solução do problema, até mesmos os mais corruptos da esfera superior se curvam a vontade do povo, aqui no Ipu é diferente, todos estão vendo a banda da corrupção passar e ficam batendo palmas, vamos agir, vamos para as ruas que a coisa muda de rumo.
Abraços.passarinho

Anônimo disse...

o dinheiro roubado do ipu, esta tudo com raça dos pine e do ladrao didi.

Anônimo disse...

sejamos solidarios ao ipu noticias,voces do blog ipu coloquem o audio das ameaças do exemplo democratico do bosco farias

Anônimo disse...

A MEUS DEUS !!!! ATÉ A BANDA DE MUSICA JÁ ERAAAA. ESTA BANDA DE MUSICA DA PREFEITURA FOI FUNDADDA PELO MOMS.MORAES,PRIMEIRO VEIO O MAESTRO JOÃO LOURO,ELE FICOU POUCO TEMPO,DEPOIS VEIO O MESTRE MARÇAL,O MESTRE MARÇAL FOI EMPORA E FICOU O LAZARO,ENTRE O ANOS DE 80/90 MONS.MORAES FICOU COM DIFICULDADES PARA MANDER A BANDA PAROQUIA,RESOLVEU DOAR OS ESTRUMENTOS PARA PREFEITURA DE IPU, O PREFEITO NA EPOCA ERA O DR. MILTON PEREIRA; NA CIDADE IPU A TEMPOS ATRAZ DEVE OUTRAS BANDAS DE MUSICAS,MAIS A HISTORIA DESTA BANDA QUE ESTA NA PREFEITURA É ESTA.OBS. SOU MUSICO DESTA BANDA A MUITOS ANOS,EU NUNCA LEMPRO DA BANDA DE MUSICA DEIXAR DE PARTICIPAR DE NADA DA IGREJA,MAIS NO MEU PONTO DE VISTA OS MUSICOS DEVEM IR PARA APERTURA E O INCERRAMENTO DA FESTA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS TODOS EM FILA,COM OU SEM INSTRUMENTO,VAMOS FAZER O PRODESTO CONTRA TUDO ISTO.

Anônimo disse...

NA EPOCA DA CAMPANHA PARA O PLEITO DE 2008,HAVIA UMA CANÇAO QUE DIZIA QUE O SAVIO PONTES ERA O PAI DA POBREZA,RESUMINDO;ELE REALMENTE É O PAI DA POBREZA,DA MISERIA,DA LADROAGEM E CORRUPÇAO,BASTA OLHARMOS PARA A SITUAÇAO NA QUAL PASSA A POPULAÇAO IPUENSE E A ´´POBRE`` CIDADE DO IPU

Anônimo disse...

extra!!!extra!!!extra
sávio pontes encontrou o sucessor,pasmem os senhores.
bosco farias prefeito,sergim balaco de vice.e ai de quem contraria-los

Anônimo disse...

segundo o doutor chapatinho.não contrarie os loucos

 

A transparência

"O dinheiro dos impostos, está indo literalmente pelo ralo, em nossa cidade, o laudo do TCM de engenharia, está pronto e acessivel á todos, é uma "pouca vergonha", as vistorias constataram inúmeras irregularidades, de todos os graus, um verdadeiro desrespeito com os cidadãos. Quem verificar o laudo perseberá claramente os ralos por onde escorrem vultosas quantias, que certamente fazem muita falta as pessoas que necessitam dos serviços públicos. Que mais e mais ipuenses tomem conhecimento, é só acessar o site do TCM e verificar em desmonte- relatório e laudo de engenharia. Boa leitura, e tirem suas próprias conclusões!"
(Samuel baker mororo Aragão - AFAI)



RECORDAÇÕES

A CULTURA POLÍTICA - O BODE