Pages

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

* Governador do Amapá é preso em operação da PF

O objetivo da ação da PF é prender a organização criminosa que praticava desvio de recursos públicos do estado do Amapá e da União

O governador do Amapá, Pedro Paulo Dias (PP), e mais 17 acusados foram presos na manhã desta sexta-feira, 10, durante a Operação Mãos Limpas, deflagrada pela Polícia Federal. O objetivo da ação da PF é prender a organização criminosa que praticava desvio de recursos públicos do estado do Amapá e da União.

A Polícia Federal apreendeu nesta sexta-feira, 10, R$ 1 milhão em dinheiro, cinco carros de luxo – uma Ferrari, uma Masserati, duas Mercedes e um Mini Cooper – e duas armas durante a Operação Mãos Limpas. Os carros importados, entre eles uma Ferrari, um Maserati, duas Mercedes e um mini Cooper, estavam em propriedades do presidente do Tribunal de Contas do estado, José Júlio de Miranda Coelho. Grande parte do dinheiro apreendido pela PF estava nas secretarias estaduais, principalmente na de Segurança Pública.


Com a ajuda de familiares que ocupavam cargos no governo, Pedro Paulo Dias teria montado uma quadrilha para desviar recursos da União e do estado. De acordo com a apuração do G1, entre as 18 pessoas presas, estão dois irmãos do governador: Benedito Dias, secretário especial de Governo, e Elpídio Dias, secretário de Saúde. Além deles, foi presa a namorada do governador e a ex-primeira-dama do estado, Marília Goés, mulher do ex-governador do Amapá Walter Goés, também foi preso.

Segundo informações da PF no Amapá, o presidente da Assembléia Legislativa do estado, Jorge Amanajás, depôs na Polícia Federal do Amapá, após um mandado de prisão coercitiva. De acordo com a PF, ele já foi liberado. A PF no estado informou ainda que, ao cumprir um mandado de busca e apreensão na casa do prefeito de Macapá, Antônio Roberto Rodrigues, foi encontrada uma arma. Com isso, o prefeito foi autuado em flagrante e levado à PF para prestar esclarecimentos.
Os envolvidos serão levados para Brasília ainda hoje. Segundo a PF, o governador ficará na Superintendência da Polícia Federal, mesmo local onde o ex-governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, ficou preso durante as investigações da Operação Caixa de Pandora. Os outros acusados serão levados ao Complexo Penitenciário da Papuda.

De acordo com a apuração da PF, que contou com o apoio da Receita Federal, da Controladoria Geral da União (CGU) e do Banco Central, eram desviadas verbas dos fundos de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e do de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef). O processo corre sob sigilo e é relatado pelo ministro João Otávio de Noronha. Segundo nota da Polícia Federal, as investigações começaram em agosto de 2009.

Segundo informações da PF, os envolvidos são investigados pelas práticas de crimes de corrupção ativa e passiva, peculato, advocacia administrativa, ocultação de bens e valores, lavagem de dinheiro, fraude em licitações, tráfico de influência, formação de quadrilha, entre outros crimes conexos.

13 comentários:

Anônimo disse...

amapa e amapa .....ipu e ipu ..te liga.na situacao.

Anônimo disse...

Quando a PF vai chegar aqui no Ipu e colocar atrás das grades essa "quadrilha" que está acabando com a nossa cidade?

Anônimo disse...

A diretora da Escola Valdemira (antigo José Lourenço) está coagindo os funcionários (merendeiras e auxiliares de serviços)no banheiro da Escola, pedindo votos para os candidatos do Prefeito.

Reuniu os professores, recentemente, convidando-os para o comício em Santa Quitéria.

Anônimo disse...

Precisamos urgentemente de um espaço neste blog chamado:

DENUCIE

Anônimo disse...

Quem roubou a HYLUX do DIDI?

Foi o seguro?

Anônimo disse...

Quem é a diretora da escola Valdemira?

TE LIGA DIRETORA!!!

Anônimo disse...

Quem roubou a HYLUX do Didi?

Ele mesmo. Para pagar a aposta que fez com o João Bembém.

Anônimo disse...

Vejam só que abuso de poder!! A diretora da escola Valdimira Coelho usa a merenda da escola para levar pros passeios na casa de praia do irmão em Fortaleza.É mole ou quer mais?

Anônimo disse...

Por favor, quem é a diretora da Valdemira Coelho?

Anônimo disse...

Enquanto a diretora da Valdemira convida, a diretora do Mundo Encantado convoca.

Tenho a filmagem da reunião.

Brevemente divugarei!

Anônimo disse...

Diretoras e Cargos comissionados do PREFEITO, cuidado a casa irá cair!

A corda só quebra do lado fraco!

Anônimo disse...

Aqui no Ipu, o cupim está quase acabando de comer a madeira, a casa vai cair a qualquer momento.

Anônimo disse...

IMAGINA ARIELA PI PI NE NE VENDO ESSA FOTOS DE TANTO DINHEIRO ELA IA ATRAS DOS DONOS DESTE DINHEIRO..ATE O FILHO ADORA DINHEIRO VIVE COM NOTA DE 100 NA BOLSA E DIZ QUE QUEM DEU ELE FOI O SAVIO PONTES QUE IA CASAR CM A MÃE DELE.TODA SEMANA É 100 REAIS PRA MERENDA DO COLEGIO..

 

A transparência

"O dinheiro dos impostos, está indo literalmente pelo ralo, em nossa cidade, o laudo do TCM de engenharia, está pronto e acessivel á todos, é uma "pouca vergonha", as vistorias constataram inúmeras irregularidades, de todos os graus, um verdadeiro desrespeito com os cidadãos. Quem verificar o laudo perseberá claramente os ralos por onde escorrem vultosas quantias, que certamente fazem muita falta as pessoas que necessitam dos serviços públicos. Que mais e mais ipuenses tomem conhecimento, é só acessar o site do TCM e verificar em desmonte- relatório e laudo de engenharia. Boa leitura, e tirem suas próprias conclusões!"
(Samuel baker mororo Aragão - AFAI)



RECORDAÇÕES

A CULTURA POLÍTICA - O BODE