Pages

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

* O FUNDO DO POÇO


Fotos exclusivas de Paulo Saboia

                        Após retornar de um fim de semana no meu querido Ipu e vendo em que situação se encontra nossa querida cidade resolvi transformar minha indignação em palavras as quais compartilho com os leitores do blog do Afrânio e de outros blogs progressistas.
            Sempre que nos encontramos em situações difíceis, e porque não dizer caóticas,costumamos dizer que chegamos ao fundo do poço. Aqui vai minha pergunta de hoje: no caso do Ipu chegamos ao fundo do poço ou este está bem mais abaixo? Tenho escrito bastante nesse blog e não ganho nada por isso, aliás, gasto meu tempo mas me conforta saber que posso esclarecer alguns, mesmo que sejam poucos.
Há cerca de 6 meses visitei as obras da bica e constatei o caos: tinham destruído o calçadão da estrada de acesso ao nosso maior tesouro e demolido o restaurante do Luizão, sendo que os escombros continuavam no local. Logo na entrada um portal opulento para engabelar aqueles que admiram e batem fotos sem saber que essa obra jamais sairá conforme foi projetada.Um restaurante ainda por acabar, tendo sido feita somente a alvenaria e parte da coberta, sem nenhum acabamento concluído. Nem sombras do que a maquete mostrava, como trilhas, quadras, anfiteatros, hotel, elevador e teleférico. Pobres aqueles que foram enganados pela atual administração. A começar, uma obra desse porte não se conclui em 18 meses como prometido e, levando-se em conta a construtora contratada, talvez não acabe nunca, tamanho o acanhamento do canteiro de obras, número de trabalhadores, etc.
Não, senhor prefeito! Não pense que estou torcendo contra. Pelo contrário, como ipuense que ama essa terra bem mais que o senhor e quer vê-la prosperar, vibrei quando assisti ao projeto do parque da bica em 3D na casa de um amigo em Fortaleza.Cheguei a compará-lo com o parque das cataratas do Iguaçu, o que, levando-se em consideração o projeto inicial, não seria nenhum absurdo. Apesar de não ter votado no senhor, alías, meu título não é do Ipu, eu era o primeiro da fila a aplaudi-lo e a torcer para que o projeto desse certo e fosse concluído. Assim teríamos o Ipu como um município voltado para o turismo e inserido no circuito da Ibiapaba juntamente com cidades progressistas como Viçosa, Ubajara e outras. Cheguei mesmo a dizer que em 45 anos de vida nunca tinha visto um administrador municipal no Ipu com a pujança de Vossa Senhoria e com visão de futuro para o nosso município. Mas foi tudo muito fugaz. O tempo foi passando e a verdade foi aflorando. Os projetos ficaram no papel ou foram iniciados somente para pegar a verba destinada a tal e depois cairam no esquecimento. O parque da bica, como ícone do Ipu, é o principal deles e o mais importante para o município. Hoje tenho certeza absoluta que o projeto não sairá e será feito um arremedo de parque a custo de ponte rio-niterói, ou seja, R$ 28milhões para uma coisinha“meia boca” e que não vai resolver de vez o problema da bica. Depois de feito o arremedo os defensores da atual administração vão justificar dizendo que é melhor do que o que se tinha, mas também pudera. Não há termos para tal comparação...
O pior é que mesmo que entre um administrador honesto e comprometido não teremos outra verba com esse montante para o parque da bica porque na prática o dinheiro já foi liberado e “empregado”. É uma sucessão de erros graves: erra o administrador municipal porque não zela pelo emprego da verba pública como deveria, erram as outras esferas de poder porque não fiscalizam o que deveriam e erra a justiça porque não está nem aí para punir os culpados. E assim as coisas vão andando a toque de caixa e deixando a certeza de que nunca serão concluídas. O atual prefeito seria imortalizado e passaria para a história do Ipu se apenas o parque da Bica fosse concluído como projetado, mas parece que ele não enxerga isso.
A maquete do parque da bica, exposta na praça Delmiro Gouveia bem em frente a casa de meus pais, está destruída e arqueja pedindo que a retirem de lá. Aliás, seria melhor que fosse retirada para a vergonha não ser maior. Mas,a contar pelo estado em que se encontra a cidade, parece que vergonha é uma palavra desconhecida pela atual administração. Pelo que me consta nada funciona a contento no Ipu e ninguém toma uma providência. Estive na Igrejinha e também alí o desmando corre solto. O prazo de conclusão da obra, previsto para 15/08, já acabou e o seu fim está longe. Fiz as fotografias para deleite dos internautas. O tal “muro imperial”, que só agora vim saber ser o famoso “beco da Beinha”, tão reluzente nas placas sinalizadoras do Ipu como um ponto turístico digno de visitação está parcialmente destruído e dele não resta 50%. Construções foram edificadas naquele beco e, no meu humilde ponto de vista, o prefeito deveria mandar retirar aquela informação das placas pois não há nada para ser visto alípor um turista a não ser destruição, sujeira e o riacho Ipuçabapedindo socorro. A praça Delmiro Gouveia, que recebe o nome do nosso conterrâneo mais ilustre, cambaleia pedindo reforma urgente. As plantas estão morrendo de sede, a grama sumiu e a calçada em frente a casa do Dr. José Lourenço está desmoronando, sem falar na falta de iluminação. O mercado está imundo e merecia ser demolido e construído outro mais moderno e higiênico sem contar que naquele centro de abastecimento não existe água nem luz, pois, segundo me confidenciaram, estas foram cortadas pela prefeitura e para continuar trabalhando os permissionários tiveram que fazer adaptações na rede. Na praça da Igrejinha o jardim serve de pasto para o gado como pode ser visto nas fotos feitas por mim e bem diferentes daquelas divulgadas em diversos sites ipuenses como o da Afai e outros que mostram o Ipu como o país das maravilhas. Quisera eu que fosse assim... Volta a pergunta: chegamos ao fundo poço?
Voltando à bica, o mais absurdo de tudo é esta ficar interditada por todo esse tempo sem que nada se resolva sobre o andamento e a conclusão dos trabalhos. Então que se abra a estrada e se permita que os cidadãos, que pagam impostos à prefeitura e à federação, possam usufruir da nossa maior beleza natural enquanto o senhor prefeito e seus assessores decidam sobre o seu futuro.
Impressionante como os brasileiros são passivos. Uma afronta dessa montaem países como Alemanha, Inglaterra, Suécia, França ou mesmo na vizinha Argentina já teria se resolvido: o povo se revoltaria com tamanho absurdo, faria um movimento e exigiria esclarecimentos do prefeito e cúmplices e caso estes não fossem convincentes, entraria à força na bica. Infelizmente os brasileiros são passivos e alguns até aplaudem a ação dos embusteiros. Vá o primeiro ministro inglês fechar o Hide Park, o italiano fechar o coliseu e o prefeito de Madrid fechar a Porta do Sol para ver o tamanho da revolta. Eles jamais teriam essa ousadia e nem fariam isso porque a consciência nos países de primeiro mundo é totalmente diferente da nossa. Infelizmente somos produtos da união de portugueses corruptos, índios e escravos, então, na média, já dá para imaginar o que viria.
Felizmente, como disse Abraham Lincoln, “pode-se enganar a todos por algum tempo; pode-se enganar alguns por todo o tempo; mas não se pode enganar a todos por todo tempo.” Isso de alguma forma nos conforta. Lutemos por dias melhores. Avante, camaradas!!!

Paulo Saboia
Ipuense, Dentista, Professor da UFC e Pós-Doutor pela Universidade de Bologna-Itália
Colaborador do Blog Aconteceu Ipu

27 comentários:

Anônimo disse...

nao se preculpe paulo saboia.que o prefeito foi para brasilia atras de verba.mas nao para as obras.e sim para churasco uisk e o crutuvial.

Anônimo disse...

Paulo Saboia,homem inteligente de visão espetacular.Tudo verdade,nossa cidade já era.Vocês da AFAI,não concordam com o texto do Paulo? Discutem os problemas do IPU.

Anônimo disse...

Ví o pronunciamento do Deputado Moésio Loiola na Assembléia hoje, e ele estava comentando a respeito desse artigo do blog Aconteceu Ipu. Já está surtindo efeito. Ele falou ainda da bica do Ipu, que antes da administração novo tempo era uma cascata e que hoje é uma lágrima da cidade que chora por causa dessa administração catastrófica.

Fco José M Pinto (Fortaleza) disse...

Meu apoio Paulo, tenho vergonha da podridão que assola o Ipu

Anônimo disse...

Um texto muito sério e apolítico. Um retrato puor e simples de um cidadão consciente, cumpridor dos seus deveres, mas que recebe muito pouco dos seus direitos.

Anônimo disse...

BRAVO PAULO!
Nosso IPU está no estado de CALAMIDADE PÚBLICA!

Anônimo disse...

Gostaria que colocassem no blog esta apresentação do Moesio Loiola

Anônimo disse...

Sábias palavras Paulo. Falou somente a verdade..

Anônimo disse...

Paulo, você está certíssimo, mas o prefeito meliante pelo jeito tem as "costas largas" (governador, Tribunal de Justiça, etc...). Rezemos e imploremos à Deus que esta visita do Tribunal de Contas surta algum efeito e que cassem o mandato e prendam este canalha.

Anônimo disse...

Valeu Paulinho você fez um desabafo que a maioria dos ipuenses gostariam de fazer.Por que tememos represálias.Vivemos uma ditadura!Abaixo a ditadura montada em nossa cidade e em nosso estado.

Anônimo disse...

Esta Afai não serve de nada para a nossa cidade,o povo deveria era não deixar eles fazer este renconro aqui no Ipu ,este povo desta Afai a maioria mora em Fortaleza não sabe a realidade da nossa cidade,o Ipu esta no fim,o prefeito compra tudo, até gente.

Anônimo disse...

O CA PETINHA ESTA COM DINHEIRO!!!!OS BANHEIROS NADA DE APARECER,MAIS TODO MUNDO DO IPU JÁ ESTAVA CERTO DO DESMANTELO,LOGO O TARCISIO E O CA PETINHA QUE NÃO GOSTA DE DINHEIRO.

Anônimo disse...

cade arelação dos banheiros?

Anônimo disse...

ACORDA AFAI!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

AFAI, VEREADORES, MINISTÉRIO PÚBLICO, JUSTIÇA E REPRESENTANTES DA SOCIEDADE EM GERAL VISITEM OS LOCAIS DOS BANHEIROS FANTASMAS, VISITEM PELO MENOS O CENTRO DA CIDADE, VISITEM O IPUUUUUUUUUUUUUUUUUU...

José Maria - Corretor de Imóveis disse...

Para os que fazem comentários anônimos: saiam do anonimato, desta forma o prefeito ganha ponto, "se acha". Não tenham medo de represália, pois o amor a Deus e ao nosso povo fortalecerá qualquer um que esteja oportunamente com ânimo de fazer o bem. Vamos refletir o que disse Martin Luther King:
"O que me incomoda não é o grito dos violentos, mas o silêncio dos bons."
José Maria Holanda Soares, filho de Ipu.

Anônimo disse...

todos ipuenses q moram em outras cidades e querem bem a este lugar devem vir votar em 2012, a fim de tirar O PREFEITO TIRANO, para não correr o risco de ver sua terra desaparecer

Anônimo disse...

CAIU O DITADOR DA LÍBIA, KADAFI, EM BREVE CAIRÁ O TIRANO DO IPU, KAPETA PONTES.

RAIMUNDO CESÁRIO disse...

CARO PAULO MEUS PARABÉNS PELA BELÍSSIMA CARTA, ESSE PREFEITO DE ARAQUE SÓ DESTRUIU NOSSA TERRA, O PIOR É QUE NÃO TEMOS OPÇÃO PARA COMANDAR NOSSA TERRA.

Anônimo disse...

Corrinha, volte.

Anônimo disse...

O Guto Pontes está se mordendo de raiva na AFAI,devido o texto do PAULO SABOIA.Aguenta gutinho,agora que começou.E com a RADIO IRACEMA,ai é que vai mostrar pra todos CIDADE,SERRA E SERTÃO, quem é mesmo teu irmão.Valeu PAULO SABOIA. Um lembrete... SOU TOINHA E VOTO NO SERGINHO RUFINO.União IPU.TOINHA,CORRINHA,DR.LUIS,CORONEL,SEZINHA,FAMILIA RUFINO e a MAIORIA DO POVO DE IPU.SAVIO PONTES,NUNCA,NUNCA,NUNCA,NUNCA MAIIIIIIIIIS.

Anônimo disse...

Guto Pontes "o intelectuMal" da quadrilha nomeado para ludibriar os afaienses esta falando sozinho.

Acorda Guto, a casa caiu!

Anônimo disse...

jamais esquecerei que a toinha foi a grande responsavel desta desgraça e q ela se beneficiou todo este tempo em cima da desgraça do povo...FUI TOINHA...TOINHA E SAVIO NUNCA MAIS!!!

Anônimo disse...

Paulinho tem uma tal raça pine e manuel gerardo que acabaram com este homem,eles sao um cancer,uma doença incuravel,voce nao conhece eles, sao umas verdadeira peste.

Anônimo disse...

OLHEM SO IPUENSES QUE PAPEL O DA SILMEA, TOMOU O LUGAR DA JACUTINGA, ELA E QUE ESTA DANDO MAIOR APOIO O RELACIONAMENTO DO PREFEITO COM A SUA MELITRIS CUIDADO SILMEA COM A LEI DO RETORNO, DINHEIRO NAO E TUDO, COMO VOCE BAIXOU DE NIVEL.

Anônimo disse...

D E N U N C I A :EXISTE UMA FAMÍLIA QUE RESIDE AO LADO DA FRENTE DA RODOVIÁRIA QUE FAZ EMPRESTIMO CONSIGNADO PARA APOSENTADO E ESTÁ AGINDO DE MÁ FÉ,OU SEJA, A CADA EMPRESTIMO CONCEDIDO ELES COBRAM UMA TAXA DE R$ 500,00(QUINHENTOS REAIS)A TÍTULO DE PREPARAÇÃO DE DOCUMENTOS, ISSO É DESONESTIDADE, ROUBO, POIS FERE VEEMENTE AS INSTRUÇÕES DO INSS COMO TAMBÉM DO BANCO CENTRAL,A POLICIA DEVE INVESTIGAR ESSE PROCEDIMENTO ESPÚRIO DESSA FAMÍLIA, COMO TAMBÉM DEVERÁ SER DENUNCIADO AO MINISTÉRIO PÚBLICO, TALVEZ O BANCO OS QUAIS PRESTAM SERVIÇOS NÃO TENHA CONHECIMENTO DESSE ATO DESONESTO.

Anônimo disse...

GUTINHO VC E SUA FAMÍLIA JÁAAAA ERAAAAAAAAAAA. ACORDA SEU NOJENTO

 

A transparência

"O dinheiro dos impostos, está indo literalmente pelo ralo, em nossa cidade, o laudo do TCM de engenharia, está pronto e acessivel á todos, é uma "pouca vergonha", as vistorias constataram inúmeras irregularidades, de todos os graus, um verdadeiro desrespeito com os cidadãos. Quem verificar o laudo perseberá claramente os ralos por onde escorrem vultosas quantias, que certamente fazem muita falta as pessoas que necessitam dos serviços públicos. Que mais e mais ipuenses tomem conhecimento, é só acessar o site do TCM e verificar em desmonte- relatório e laudo de engenharia. Boa leitura, e tirem suas próprias conclusões!"
(Samuel baker mororo Aragão - AFAI)



RECORDAÇÕES

A CULTURA POLÍTICA - O BODE