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segunda-feira, 2 de agosto de 2010

* VERGONHA - 36,1% dos professores de escolas cearenses não têm diploma

Quatorze anos após a aprovação da Lei de Diretrizes e Bases (LDB), a universalização do ensino superior para os professores está longe de acontecer. Pior: cresceu o número de professores sem diploma nas escolas no Brasil.

Na sala de aula, os professores incentivam os estudantes a passar nas provas, avançar nas séries e seguir com os estudos. No entanto, de acordo com os dados do Censo Escolar de 2009, 36,1% dos docentes das escolas públicas e privadas ainda não conseguiram chegar ao ensino superior. Os docentes da educação básica também não conseguiram melhorar em escolaridade nos últimos anos. Em 2007, o percentual de professores sem graduação era de 32,8%.

No Ceará, ele foi ainda maior, proporcionalmente. O pior quadro em escolaridade é o que atua na educação infantil, com creche e pré-escola. Dos 18.519 professores declarados ao Ministério da Educação (MEC), 57,4% não têm graduação no Estado.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), aprovada em 1996, trazia como princípio de formação que todos os professores da educação básica deveriam ter concluído o ensino superior. A legislação admitia, no entanto, que para as séries iniciais, das creches até o atual 5º ano do ensino fundamental, os professores poderiam ter finalizado o ensino médio “normal” ou “pedagógico”. Atualmente, o que é somente “admitido” pela legislação ainda representa boa parte dos docentes nessas faixas de ensino.

O presidente do Conselho Estadual de Educação, Edgar Linhares, considera que a situação é mais grave do que a especificada pelo Censo. Ele calcula, com base nos dados preliminares enviados ao órgão pelas 9.458 escolas credenciadas no Estado, que mais de 70% dos professores não possuem formação adequada para o conteúdo que ensinam ou para a faixa etária em que atuam.

Com a vigência do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) desde 2007, o reforço de recursos na ampliação da educação infantil e da educação de jovens e adultos pode ter causado um efeito parecido. “Continuamos numa situação de emergência.

E-Mais:

PROFESSORES NAS ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS

No Brasil:
Em 2007
1.882.961 professores
594.273 sem ensino superior (31,5%)

Em 2009:
1.977.978 professores
636.800 sem ensino superior (32,1%)

No Ceará
Em 2007:
85.784 professores
28.209 sem ensino superior (32,8%)

Em 2008:
88.491 professores
31.022 sem ensino superior (35%)
Em 2009:
87.067 professores
31.378 sem ensino superior (36,1%)
Percentual de professores sem ensino superior no Ceará, por etapa de ensino, em 2009
Educação Infantil - 57,4%
Ensino Fundamental - 31,9%
Ensino Médio - 11,8%
Educação Profissional - 10,1%
EJA - 40,3%
Educação Especial - 19,4%

Moral da Estória:
De que adianta construir novas escolas,se o salário continua baixo, se o desrespeito com o profissional da educação começa logo por aquele que deveria mais incentivá-lo (o governador; lembrem-se que ele foi um dos cinco no Brasil que entrou na justiça contra a lei do piso salarial)
Realmente é terrivel a situação do ensino público no estado do ceará.
Por outro lado, isso é reflexo de uma classe desunida, com salário de fome, despreparo profissional, má formação nos bancos acadêmicos. Na realidade a educação ainda é um cabide de emprego, prática que vem desde os tempos dos coroneis.

Leia a matéria:
http://ipuceara2010.blogspot.com/2010/07/educacao-do-ceara-pede-socorro.html

2 comentários:

Anônimo disse...

A educacão do Ipu GRITA SOCORRO!!!

Anônimo disse...

O Brasil todo PRECISA de Educação, Saúde e Segurança. Isso é o "fundamental" de tudo. Infelizmente, o professor não quer mais ser professor, a policia está sendo atacada diariamente por bandidos perigosos e o povo sem poder sair de casa, nos hospitais as pessoas morrem pelo chão, filas enormes, tristeza, falta de GOVERNO capaz.
Em nossa cidade, nem é bom falar!

 

A transparência

"O dinheiro dos impostos, está indo literalmente pelo ralo, em nossa cidade, o laudo do TCM de engenharia, está pronto e acessivel á todos, é uma "pouca vergonha", as vistorias constataram inúmeras irregularidades, de todos os graus, um verdadeiro desrespeito com os cidadãos. Quem verificar o laudo perseberá claramente os ralos por onde escorrem vultosas quantias, que certamente fazem muita falta as pessoas que necessitam dos serviços públicos. Que mais e mais ipuenses tomem conhecimento, é só acessar o site do TCM e verificar em desmonte- relatório e laudo de engenharia. Boa leitura, e tirem suas próprias conclusões!"
(Samuel baker mororo Aragão - AFAI)



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