Pages

sábado, 23 de janeiro de 2010

* O SENDEIRO - MEU AMIGO CHALIE BROWN

Eh! meu amigo Chalie,
Eh! meu amigo Chalie Brown .......
A exaltação dos versos contrastava com a apatia da platéia. A ambiguidade é percebida pelo cantor que procura da mais consistência a voz:
Eh! meu amigo Chalie Brown .......
O artista sente que não ha empatia e cumplicidade com o público, como jamais vira e sentira em sua longa carreira de sucesso. Olha nos olhos da maioria e percebe que lá estavam por pura falta de opção, dera-se conta então que estava dividindo o palco com a impopularidade de um político e desconcertado deixa cair o microfone, desfaça então com falso entusiasmo cantando mais alto:
Eh! meu amigo Chalie Brown........
E a platéia INERTE! Seu canto alegre soava como uma sinfonia triste, a sinfonia da morte anunciada de uma cidade, o prelúdio melancólico de um povo. Pensou está ouvindo as vozes de Cartola, Pixinguinha e Noel dizendo: "Com quem você está a defender a bandeira do samba? Olha estes teus anfitriões, não há partido alto que demova a indiferença e a indolência do povo". Enquanto automaticamente cantava, seu íntimo se debatia em questionamentos, imaginara está no ocaso de sua carreira artística, as luzes da ribalta se apagavam para ele. Enquanto seus dedos intrépidos arrancavam desesperadamente as notas musicais no piano, sentira a inspiração mediúnica de Jacó do Bandolim e Jamelão que pelo progresso espiritual que o tempo já lhe permitiu alcançar, apontava com seus instrumentos para o olhar de desprezo e desdém do povo para seu verdugo, o ASCO Sávio Pontes, ator da opera trágica da política do Ipu. Exatamente aquele que lhe deu hospedagem inclusive a bebida alcoólica em excesso o dia inteiro. Teve a sensação de alívio e desconforto, alívio por não ser para ele o artista, tamanha indiferença, e o desconforto pelas emanações negativas que se projetavam do perispírito daqueles indivíduos de caráter inferior como os personagens da Divina Comédia Humana de Dante Alighieri. Sensitivo como todo poeta, vislumbrou o olhar distante e lânguido dos desempregados, o olhar áspero de quem perdeu a esperança e a tristeza de todos os olhares que foram vítimas de um estelionato político. Não seria naquele palco sombrio que cantaria com alma e sentimento a sua poesia lírica, nem as dos Deuses da música popular brasileira; A elevação das letras sublimes e quase divinas de Cartola, nem os amores desencontrados de Lupicínio Rodrigues para servirem a promoção de interesses mesquinhos e rasteiros de políticos descomprometidos com o povo, o mesmo povo humilde que no inicio do séculos passado subiram os morros do Rio de Janeiro e promoveram a alquimia da DOR e a ALEGRIA que resultaram em uma das mais autenticas expressões populares do Brasil, o SAMBA.
Benito partiu sem mostrar ao Charlie Brown as MAZELAS do Ipu.

14 comentários:

Anonymous disse...

Eu não perdi meu tempo para ir assistir "mentiras" desse povo "rico" com dinheiro ipuense.

Anonymous disse...

Meu amigo "sendeiro", vc é show de bola! Sempre vejo seus comentários. Continue ajudando com suas idéias e palavras, essa gente sofrida e essa cidade sem sorte.

PARABÉNS!

Anonymous disse...

Eu digo e valha!
Parabéns!

Anonymous disse...

Olhem, sempre que aqui escrevo alguma coisa que se refere ao Sr. Gomes Farias, falo de seus 300 votos, é 300 votos, é a quantidade de eleitores que ainda se prestam em dá o voto a este filho desta terra que não tem nenhum compromisso por ela, este cidadão é um aproveitador, um mentiroso, enganador, por onde passa é desse jeito, engana até postos de gasolina pagando com cheques que por algum motivo são devolvido, esse negocio de assessor dele recebendo dinheiro , pode ir atrás deve ser compromisso dele com o Sávio, estes caras são pilantras e todo mundo sabe, e na próxima eleição com a falta de apoio da torcida do Ceará,e não vai ter este apoio não, agora sabem porque? intimidou toda diretoria ameaçando demitir o presidente fazendo campanha na rádio verdes mares denegrindo sua imagem diante da torcida se o mesmo não dedicasse total apoio a ele nas próximas eleições, mas se enganou porque o presidente do Ceará é macho e mandou ele para PQP, os trezentos votos daqui do Ipu não elegem ele nen sindico de favela

Anonymous disse...

SOU PROFESSOR DE LITERATURA E LEVAREI NO REINICIO DAS AULAS ESTE TEXTO PRÁ DEBATER COM MEUS ALUNOS. PELA PRIMEIRA VEZ LEIO UMA CRÔNICA DE UM FATO REAL ENVOLVENDO UM PERSONAGÉM DE RENOME NACIONAL. O AUTOR DO TEXTO INCORPORA O PERSONAGEM E DISCERNI SOBRE SEU ESTADO EMOCIONAL EM PLENO PALCO. ISTO É LITERATURA ! VOCÊS AÍ DO IPU DEVERIAM VARLORIZA-LO POIS ELE NASCEU NA MESMA TERRA DE VOCÊS, AO INVÉS DE CRITICA-LO E TENTAREM DIMINUIR SEU VALOR, COMO LÍ EM UM COMENTÁRIO RECENTEMENTE. SE ESTE RAPAZ FOSSE AQUI DO CRATO, NÓS CRATENSE LHE DARÍAMOS SEU REAL VALOR POIS VALORIZAMOS A CULTURA. PARABÉNS AO AUTOR !
PROF: CLAÚDIO - CRATO -CE.

Anonymous disse...

shão,cindicato,eita edvanir,tu mata a professora de vergonha.

Anonymous disse...

AFAI (Associação dos Falsos Amigos do Ipu)

eduardo disse...

toma CUIDADO que a POLÍCIA FEDERAL já, já fecha esse blog MENTIROSO.

Anonymous disse...

BLOG MENTIROSO????? VC OU É DÉBIO MENTAL OU ESTÁ MAMANDO NAS TETAS DA PREFEITURA. MO MÍNIMO, DEVE ESTAR OCUPANDO UM CARGO COMISSIONADO DO PREFEITO. E TEM MAIS, QUANDO A POLÍCIA FEDERAL CHEGAR NO IPU, ESCONDA SEU PREFEITO.

Anonymous disse...

é mesmo quando a policia federal vier no ipu não é atras de blog e sim de algum prefeito que adora pegar no dindim dos outros, cujo nome não vou falar nem q me cortem o pescoço mas que ele está muito proximo dos ipuenses. adivinha, adivinha, adivinha.....

Anonymous disse...

Como estou torcendo que a justiça determine apuração neste blog, vai confirmar tudo que aqui é postado, e vai descobrir muito, muito mais , ai o Ipu vai resperar aliviado, vai ficar livre deste corrupto e sua curriola.

Anonymous disse...

Policia FEDERAL !
Estamos mesmo precisando dela aqui no IPU,mas é p investigar todas as denúncias feitas por esse blog.

Anonymous disse...

E aí SALAFRÁRIO a tua primeira de muitas derrotas aconteceu ontem...Te prepara que tem mais e não vai ter comprimido p dormir que de geito.
Aguenta c. de cana.
KKKKKK.

Anonymous disse...

Sou de Ipueiras,no entanto,conheço a cidade de Ipu já faz um bom tempo.É vergonhoso tais ações e revoltante a impunidade daqueles que as praticam!Parabenizo o idealizador dessa página.Esse tipo de atitude e coragem deve ser copiado por todos aqueles todos aqueles que amam sua terra!!!!

 

A transparência

"O dinheiro dos impostos, está indo literalmente pelo ralo, em nossa cidade, o laudo do TCM de engenharia, está pronto e acessivel á todos, é uma "pouca vergonha", as vistorias constataram inúmeras irregularidades, de todos os graus, um verdadeiro desrespeito com os cidadãos. Quem verificar o laudo perseberá claramente os ralos por onde escorrem vultosas quantias, que certamente fazem muita falta as pessoas que necessitam dos serviços públicos. Que mais e mais ipuenses tomem conhecimento, é só acessar o site do TCM e verificar em desmonte- relatório e laudo de engenharia. Boa leitura, e tirem suas próprias conclusões!"
(Samuel baker mororo Aragão - AFAI)



RECORDAÇÕES

A CULTURA POLÍTICA - O BODE